APEX

Alcançando novas fronteiras na astronomia submilimétrica

O ESO opera o Atacama Pathfinder Experiment telescope, APEX, um dos mais altos observatórios da Terra, a uma altitude de 5100 metros, no alto do planalto do Chajnantor, na região do Atacama no Chile.

O APEX é um telescópio com 12 metros de diâmetro, que trabalha nos comprimentos de onda do milímetro e submilímetro - entre o infravermelho e as ondas rádio. A astronomia submilimétrica permite a observação do Universo distante, frio e com poeira. No entanto, a pouca radiação que chega do espaço nestes comprimentos de onda é maioritariamente absorvida pelo vapor de água que se encontra na atmosfera da Terra. O Chajnantor é o sítio ideal para um tal telescópio, uma vez que é uma das regiões mais secas do planeta. Está 750 metros mais alto que os observatórios de Mauna Kea (no Hawaii) e 2400 metros acima do Very Large Telescope (VLT) no Cerro Paranal.

Uma Visita guiada ao Planalto do Chajnantor

Virtual Tour at the Chajnantor Plateau

Clique na imagem para uma Visita Virtual ao Chajnantor e seus arredores.

APEXCam LIVE.

O APEX é o maior telescópio milimétrico e submilimétrico situado no hemisfério sul. Dispõe de vários instrumentos que podem ser utilizados pelos astrónomos nas observações, entre os quais se destaca a enorme câmara bolométrica LABOCA (Large APEX Bolometer Camera). A LABOCA usa uma rede de termómetros extremamente sensíveis - chamados bolómetros - para detectar a radiação submilimétrica. Com quase 300 pixeis, é a maior câmara do mundo deste tipo. De modo a poder detectar pequeníssimas diferenças de temperatura causadas pela radiação submilimétrica, cada um destes termómetros é mantido a uma temperatura muito próxima do zero absoluto, não mais que 0,3 graus acima desse valor: uns gélidos - 272,85 graus Celsius. A grande precisão da LABOCA, juntamente com o seu grande campo de visão (um terço de diâmetro aparente da Lua cheia), tornam-na numa ferramenta indispensável para a observação do Universo submilimétrico.

O APEX foi o precursor do ALMA, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, um novo telescópio revolucionário que o ESO, em conjunto com os seus parceiros internacionais, opera no planalto do Chajnantor. O APEX é baseado num protótipo de uma antena construída para o projeto ALMA e observa muitos objetos que são posteriormente estudados pelo ALMA em grande detalhe.

O APEX é um projeto de colaboração entre o Instituto Max-Planck de Rádio Astronomia (MPIfR, 55%), o Observatório Espacial de Onsala (OSO, 13%) e o ESO (32%). O telescópio é operado pelo ESO.

Ciência com o Telescópio APEX

A região submilimétrica encontra-se relativamente mal estudada em astronomia, revelando um Universo que não pode ser observado no visível ou infravermelho. Esta região do espectro eletromagnético é ideal para o estudo do "Universo frio": a radiação nestes comprimentos de onda é emitido por enormes nuvens frias no espaço interestelar, que se encontram a temperaturas apenas alguns graus acima do zero absoluto. Os astrónomos usam esta radiação para estudar as condições físicas e químicas destas nuvens moleculares - regiões densas de gás e poeira cósmica onde novas estrelas se estão a formar. Observadas no visível, estas regiões do Universo aparecem, na maior parte das vezes, escuras e obscurecidas devido à poeira, mas brilham intensamente na região milimétrica e submilimétrica do espectro electromagnético. Esta região de comprimentos de onda é também ideal para estudar as galáxias mais distantes que se formaram nos primórdios do Universo, uma vez que a radiação vinda destas galáxias apresenta um desvio na direção dos maiores comprimentos de onda.

Objetivos Científicos

Astroquímica, Universo frio.

Mais sobre Ciência com o APEX

Mais sobre o Telescópio APEX

Trailer do APEX

Faça o download deste trailer noutros formatos a partir do arquivo vídeo

APEX

Imagens obtidas com o APEX: Link
Fotografias do APEX: Link
Notas de Imprensa com o APEX: Link

Sabia que... ?
Existe uma quantidade enorme (cerca de uma massa terrestre) de álcool no centro da nossa Via Láctea. No entanto, a maior parte é metanol, diluído em água na razão de 1 para 1000. Os telescópios que observam no milímetro e no submilímetro, como o APEX e o ALMA, são usados para detectar muitas outras moléculas no espaço.

O APEX no mapa Google