Anúncio

Novo hardware leva interferómetro mais além

Completa a entrega de separador de estrelas

1 de Março de 2013

O ESO acaba de receber o último de uma série de sofisticados sistemas ópticos e mecânicos chamados separadores de estrelas para o Interferómetro do Very Large Telescope (VLTI). Estes sistemas vindos do instituto de investigação holandês TNO permitirão aos futuros instrumentos do VLTI observar objetos muito mais ténues do que o que era possível até agora.

É necessária uma estrela brilhante como referência para que o VLTI possa corrigir das condições atmosféricas em constante variação e permaneça perfeitamente ajustado a precisões extremamente elevadas. Atualmente, esta estrela brilhante é também o alvo das observações, limitando por isso o tipo de objetos que os astrónomos podem observar com o VLTI. No entanto, a nova tecnologia do separador de estrelas permite que dois objetos sejam observados ao mesmo tempo: uma estrela brilhante como referência para a atmosfera e um objeto ténue a ser estudado. As correções obtidas através do objeto brilhante aplicam-se ao objeto mais ténue.

Graças a este novo desenvolvimento, o alcance do VLTI, com os futuros instrumentos PRIMA e GRAVITY, aumentará consideravelmente. Poder-se-ão observar objetos duas centenas de vezes mais ténues do que os observados atualmente. O VLTI poderá assim explorar o material que rodeia o buraco negro de elevada massa que se encontra no centro da Via Láctea e também outros buracos negros semelhantes no centro de outras galáxias. Poderá estudar também planetas gigantes em torno de estrelas próximas e medir posições de objetos com muito mais precisão do que o que era possível até agora.

O instituto de investigação TNO trabalha em estreita colaboração com o ESO há quase uma década e entregou os  separadores de estrelas para os quatro Telescópios Auxiliares e para os quatro telescópios principais do VLT. As primeiras entregas foram efetuadas em novembro de 2007, para ambos os grupos de telescópios e agora o sistema final para os telescópios principais acaba também de ser entregue ao ESO.