Colaborações

Colaborações Científicas

O ESO dispõe de um vasto programa de bolseiros (jovens astrónomos com doutoramento) e estudantes, contribuindo assim para a mobilidade dos cientistas europeus. Os cientistas seniores dos estados membros e de outros países trabalham nas instalações do ESO, como cientistas visitantes. Para além disso, o ESO mantém um programa vigoroso de conferências internacionais sobre temas científicos e tecnológicos de vanguarda na astronomia e dá igualmente apoio logístico à revista científica internacional Astronomy & Astrophysics.

Colaborações com a Indústria

De modo a disponibilizar aos seus utilizadores telescópios e instrumentos cada vez melhores, o ESO coopera de perto com um grande número de indústrias europeias de alta tecnologia. De facto, a indústria europeia tem um papel vital na concretização dos projectos do ESO. Sem a participação activa e entusiástica de parceiros comerciais de todos os países membros, e do Chile, estes projectos não seriam possíveis. Podem ser encontradas mais informação na secção Relações Industriais.

O ESO e a União Europeia

O ESO é a mais importante organização europeia de astronomia feita a partir do solo. Desde a sua fundação em 1962, que o ESO se tornou no principal agente de desenvolvimento e operação de um dos maiores projectos de infra-estruturas de pesquisa em astronomia mas também e de acordo com a sua Convenção de 1962, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e organização da cooperação europeia na astronomia, em geral. O ESO encontra-se, por isso, bem preparado para dar um importante contributo na criação da Área Europeia de Investigação, uma iniciativa da União Europeia para desenvolver a Investigação e Desenvolvimento (I&D) na Europa e para apoiar os esforços europeus na concretização dos chamados objectivos de Lisboa. A interacção do ESO com a União Europeia inclui:

• acções directas, conduzidas através dos Programas Quadro;
  • participação em redes financiadas pela UE, tais como OPTICON e ASTRONET;
  • actividades levadas a cabo no quadro da parceria EIROforum.

Enquanto que algumas destas actividades estão relacionadas com I&D e estão geralmente ligadas a projectos ESO específicos, outras dizem respeito à divulgação da ciência e educação para o grande público. O ESO participa, igualmente em debates referentes à política científica a nível europeu, debates esses que têm por objectivo o desenvolvimento continuado da Área Europeia de Investigação.