ann12030-pt-br — Anúncio

ESO vai até a Lua e volta durante o ano de seu quinquagésimo aniversário

Logotipo de aniversário do ESO ricocheteia na Lua

27 de Abril de 2012

Em 21 de Abril de 2012, o operador de rádio amador Jan Van Muijwiljk apontou o Radio Telescópio Dwingeloo, na Holanda, para a Lua. As ondas de rádio transportando uma versão digital do logotipo do quinquagésimo aniversário do ESO foi então transmitido para o espaço a partir da estação de rádio amadora de Howard Ling, na Inglaterra. Após os sinais ricochetearem no satélite natural da Terra, eles foram captados por Jan, menos de três segundos depois, após uma viagem de ida e volta de aproximadamente 800000 km. O resultado pode ser visto nesta imagem, que literalmente viajou até a Lua e voltou.

Patrick Barthelow, que trabalhou com os “ecos de Apolo” e é um interessado na divulgação das atividades educacionais dos projetos Moonbounce [1] e STEM [2] foi o iniciador deste projeto para marcar o aniversário do ESO. A artista Daniela de Paulis foi a primeira a apresentar a idéia das imagens do ricochete lunar e continua a utilizar sua experiência profissional neste sentido.

Nós convidamos você para se unir as comemorações do nosso aniversário, seja participando de nossas atividades como a exibição de aniversário AwESOme Universe ou iniciando a sua própria como o Patrick fez. Não se esqueça de nos contar sobre elas para que possamos compartilhar com todos.

[1] Ricochete Lunar ou Terra-Lua-Terra (TLT) é uma técnica de comunicação de rádio que baseia-se na propagação de ondas de rádio a partir de um transmissor na Terra direcionado através da reflexão da superfície lunar e de volta para o transmissor. A tecnologia utilizada para refletir as imagens da Lua é chamada EME-SSTV (Earth Moon Earth Slow Scan Television)

[2] Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics)

O telescópio Dwingeloo não é mais utilizado para observações astronômicas pelo ASTRON. O telescópio (construído entre 1954 e 1956) é um monumento nacional desde 2009.

CAMRAS (CA Muller Radio-Astronomy Station), que consiste de voluntários (entre eles técnicos, rádio-amadores e astrônomos amadores) alugam o telescópio do ASTRON e ajudam a manter o telescópio como um monumento funcional. Os voluntários cuidam da manutenção, substituição e renovação de antenas, receptores, controles, mecanismo de rastreio e construção. Os voluntários do CAMRAS usam o telescópio para comunicação via rádio e observações astronômicas, para fins educacionais e ocasionalmente para o público geral, como no Open Monument Day e o Mês do Conhecimento, em outubro.

Patrick Barthelow