Escolha o seu idioma:

ann12031-pt-br — Anúncio

Eventos do Aniversário de 50 anos do ESO

27 de Abril de 2012

Organizadores de eventos estão convidados para se unir a uma série de eventos públicos coordenados no dia 5 de Outubro de 2012 em razão do quinquagésimo aniversário da fundação do Observatório Europeu do Sul. Os eventos irão celebrar a busca europeia para explorar o céu do Sul, com atividades únicas e excitantes.

O Observatório Europeu do Sul (ESO) convida locais como observatórios públicos, planetários, centros científicos, museus, galerias de arte e outros espaços públicos, assim como organizadores que trabalham com esses lugares para se candidatar a receber um destes eventos.

A peça chave destes eventos coordenados será uma conexão ao vivo com o Observatório do Paranal do ESO no Chile, lar do observatório astronômico de luz visível mais avançado do mundo – o VLT. Uma incrível e inédita imagem astronômica do ESO também será revelada.

Além da transmissão ao vivo e da imagem inédita, os representantes do ESO irão visitar os locais para conversar sobre os observatórios em estado da arte do ESO, e os últimos resultados científicos e tecnológicos. Os organizadores também podem adicionar outros “extras locais” como material adicional, mesas redondas, exposições, como o “Universo Incrível” (Exibição do 50º aniversário do ESO), ou outras atividades.

Diversas mercadorias acompanharão o evento, como: o livro de mesa de café do aniversário do ESO e o documentário “Da Europa para as Estrelas” (em DVD e Blu-ray), “A Joia no Topo da Montanha”, um livro detalhando a história do ESO, pôsteres, cartões postais, adesivos e muito mais.

Sexta feira, 5 de outubro de 2012 marca o quinquagésimo aniversário de fundação do ESO, ocorrido em 5 de outubro de 1962 com a assinatura dos membros fundadores, Bélgica, França, Alemanha, Holanda e Suécia na convenção do ESO.

Para Mais informações, visite a página do evento de aniversário do ESO para organizadores em http://www.eso.org/public/events/special-evt/5oct2012/organisers.html

O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário da fundação do Observatório Europeu do Sul (ESO). O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a pesquisa em astronomia e é o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação nas pesquisas astronômicas. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronômico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. O ESO está planejando o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Email: dpiercep@eso.org