ann12033-pt-br — Anúncio

ESOcast 43: Visão Afiada

Episódio 3 do Especial de Aniversário de 50 anos do ESO

10 de Maio de 2012

Como aperitivo do aniversário de 50 anos do ESO, em outubro de 2012, estamos lançando oito ESOcasts especiais. Cada episódio é um capítulo do filme Europa para as Estrelas – Os primeiros 50 anos de exploração do céu do Sul pelo ESO.

No terceiro episódio desta série – o ESOcast 43 no total – apresenta as instalações do carro chefe do ESO, o VLT. Neste episódio nós descobrimos o estado da arte de tecnologia por trás deste telescópio que forneceu aos astrônomos uma visão inigualável do Universo.

Para obter as melhores imagens do céu, o VLT precisa competir com os dois principais efeitos que distorcem as imagens de objetos celestes. O primeiro é a deformação do espelho devido ao seu tamanho. Este problema é corrigido usando um sistema de apoio controlado por computador – óptica ativa – que garante que os espelhos mantenham a forma desejada sob qualquer circunstância. O segundo efeito é produzido pela atmosfera terrestre, que faz as estrelas parecerem embaçadas, mesmo com os maiores telescópios. A óptica adaptativa é uma correção em tempo real das distorções produzidas pela atmosfera usando espelhos controlados por computador que se deformam centenas de vezes por segundo para neutralizar os efeitos atmosféricos.

Como uma demonstração de sua força, as câmeras sensíveis a infravermelho do VLT, ajudadas pela óptica adaptativa, foram capazes de perscrutar através de espessas nuvens de poeira que bloqueiam nossa vista do centro da Via Láctea. As imagens tiradas durante anos permitiram que os astrônomos vissem de fato as estrelas orbitando através de um buraco negro monstruoso que está no centro de nossa galáxia. Foi possível inclusive detectar explosões energéticas de nuvens de gás caindo no buraco negro.

Assista esse episódio e descubra porque o VLT é o olho mais aguçado do planeta no céu.

Mais Informações

O ESOcast é uma série de videocasts dedicada a trazer as últimas novidades e pesquisas do ESO – o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se em nosso canal e mantenha-se atualizado das últimas notícias do ESO. O ESOcast está disponível no iTunes emHD e SD. Também está disponível no YouTubeVimeo e dotSUB. O download está disponível em diversos formatos, inclusive em HD.

Links

  • Assista e faça o download do ESOcast 43 neste link
  • Todos os nossos videocasts estão disponíveis aqui
  • Inscreva-se no canal da série no iTunes em HD ou SD
  • Assista no YouTubeVimeo ou dotSUB
  • Curta no Facebook ou siga-nos no Twitter para mais informações

Créditos

ESO

Dirigido por: Lars Lindberg Christensen
Direção de Arte e Design de Produção: Martin Kornmesser
Produtor: Herbert Zodet
Escrito por: Govert Schilling
Animações 3D e gráficos: Martin Kornmesser & Luis Calçada
Edição: Martin Kornmesser
Fotografia: Herbert Zodet & Peter Rixner
Engenheiro de Som: Cristian Larrea
Masterização da Narração: Peter Rixner
Apresentador e Cientista Líder: Dr J (Dr Joe Liske, ESO)
Narração: Sara Mendes da Costa
Trilha Sonora e Efeitos Sonorosmovetwo — Axel Kornmesser & Markus Löffler
Imagens e fotos: ESO, Stéphane Guisard (www.eso.org/~sguisard), Christoph Malin (christophmalin.com), Babak Tafreshi/TWAN, A. Santerne, Martin Kornmesser, ESO Historical Picture Archive: J. Dommaget/J. Boulon/J. Doornenbal/W. Schlosser/F.K. Edmondson/A. Blaauw/Rademakers/R. Holder, Mineworks, Daniel Crouch/Rare Books (www.crouchrarebooks.com), Getty Images, Royal Astronomical Society/Science Photo Library, Jay M. Pasachoff, Chris de Coning,/South African Library/Warner-Madear, Africana Museum/Warner, Leiden University, G. Brammer and Nick Risinger (skysurvey.org)
Suporte técnico: Lars Holm Nielsen and Raquel Yumi Shida
Construção (Authoring) do DVD: Andre Roquette
Revisão: Anne Rhodes
Produtor Executivo: Lars Lindberg Christensen

Sobre o anúncio

Id:ann12033

Imagens

Cena do ESOcast 43
Cena do ESOcast 43

Vídeos

ESOcast 43: Visão Afiada - Episódio 3 do especial de aniversário de 50 anos do ESO
ESOcast 43: Visão Afiada - Episódio 3 do especial de aniversário de 50 anos do ESO