ann12036-pt-br — Anúncio

Prêmio Tycho Brahe 2012 concedido a Reinhard Genzel

30 de Maio de 2012

A Sociedade Astronômica Europeia [1] anunciou que o Prêmio Tycho Brahe de 2012 foi concedido ao Professor Reinhard Genzel, em reconhecimento a suas incomparáveis contribuições para a instrumentação europeia no infravermelho próximo e ao seu trabalho inovador em Astronomia galáctica e extragaláctica.

O astrônomo alemão Reinhard Genzel – diretor do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre – e sua equipe foram responsáveis pela construção do SINFONI, o espectrógrafo de infravermelho próximo de campo integral ligado ao VLT. Desde sua primeira luz em 2005, o SINFONI tornou-se um instrumento chave para o estudo da estrutura e dinâmica de galáxias distantes e, em particular, da dinâmica de nossa própria galáxia, a Via Láctea.

Sua equipe esteve envolvida por 20 anos em um estudo sem precedentes sobre o movimento das estrelas ao redor do centro da Galáxia, que é baseado em observações feitas com o Telescópio de Nova Tecnologia do ESO no Observatório de La Silla e também no VLT, no Observatório do Paranal. A medida da órbita das estrelas próximas ao centro da Via Láctea fornecey aos astrônomos a mais forte evidência até hoje de que o centro da Galáxia abriga um buraco negro super massivo (eso0846). Este resultado ofereceu a oportunidade ideal para investigar a interação de um buraco negro super massivo com seu ambiente.

Recentemente, sua equipe também descobriu uma nuvem de gás caindo vertiginosamente em direção ao buraco negro no centro da Galáxia, utilizando o VLT do ESO. Pela primeira vez, astrônomos testemunharam como uma nuvem de gás fica extremamente distorcida enquanto inicia o processo de ser totalmente rasgada, devorada pelo buraco negro supermassivo localizado no centro da Galáxia (eso1151).

O Prêmio Tycho Brahe é concedido anualmente em reconhecimento do desenvolvimento ou exploração dos instrumentos europeus ou principais descobertas baseadas em tais instrumentos. O prêmio entrega uma recompensa de 6000 euros. O prêmio será concedido ao Professor Reinhard Genzel durante a Semana Europeia de Astronomia e Ciência Espacial (EWASS) 2012 [2], que acontecerá em Roma, Itália, de 1 a 6 de Julho de 2012.

Notas

[1] A Sociedade Astronômica Europeia (EAS) foi fundada em 1990 como uma associação para contribuir e promover o avanço da Astronomia na Europa. Em particular, ela lida com questões astronômicas a nível europeu. É uma sociedade de membros individuais, que são astrônomos profissionais. A EAS é uma organização da qual todos os astrônomos europeus podem ser membros, independentemente de sua área de trabalho ou país de trabalho ou origem. A sociedade oferece um fórum para discussão de todos os aspectos do desenvolvimento astronômico na Europa e é a organização que representa os interesses dos astrônomos em discussões de desenvolvimento a nível europeu.

[2] Mais informações sobre a Semana Europeia de Astronomia e Ciência Espacial (EWASS) 2012, anteriormente conhecida como JENAM, podem ser encontradas na seguinte URL: http://www.ifsi-roma.inaf.it/ewass2012/

Links

Contatos

Douglas Pierce-Price, Public Information Officer
ESO
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann12036

Imagens

Reinhard Genzel, recebedor do Prêmio Tycho Brahe 2012
Reinhard Genzel, recebedor do Prêmio Tycho Brahe 2012