ann12042-pt-br — Anúncio

Telescópios do ALMA recebem upgrade para alimentar uma nova ciência

5 de Junho de 2012

Antes mesmo de sua construção estar completa, o novo telescópio ALMA – Atacama Large Millimeter/submillimeter Array – está embarcando em um upgrade que irá ajudar os astrônomos a investigar as galáxias mais antigas e procurar por água em outros sistemas planetários. O conselho de fiscalização do ALMA autorizou o projeto e construção de um conjunto adicional de receptores com performance de estado da arte, que garantirão ao telescópio acesso a uma parte do espectro de luz que ele não pode estudar atualmente.

O ALMA é o maior projeto astronômico do mundo. Esta nova instalação no planalto Chajnantor no Chile está dando aos astrônomos conhecimentos sobre como o Universo e suas galáxias evoluíram desde o Big Bang, e como as estrelas e sistemas planetários foram formados em nossa própria Galáxia. Apesar de apenas metade de seu total de 66 antenas estarem em seu local de grande altitude no norte do Chile (ver ann12035), o ALMA já está operando e fazendo observações científicas com seu arranjo parcial (ver para exemplo eso1137 e eso1216).

O ALMA observa o Universo em ondas de rádio, luz que é invisível para nossos olhos. Sinais extremamente fracos do espaço são coletados pelas antenas do ALMA e focados em seus receptores, que transformam a tênue radiação em um sinal elétrico. Os novos receptores “Banda 5” também serão capazes de detectar radiação eletromagnética com comprimentos de onda entre 1,4 e 1,8 milímetros (211 e 163 Gigahertz), uma das faixas do espectro para qual a atmosfera terrestre é parcialmente transparente, o que permite que a luz alcance as antenas do ALMA.

Os novos receptores foram originalmente projetados, desenvolvidos e prototipados pelo grupo de Desenvolvimento de Receptores Avançados do Observatório Espacial Onsala, com base na Universidade de Tecnologia Chalmers em Gotemburgo. Suécia, em colaboração com o Laboratório Rutherford Appleton, Reino Unidod, e ESO, sob a Comissão Europeia de apoio a programas de estrutura (FP6) (aprimoramento do ALMA) começando em 2006. Seis destes receptores foram construídos durante o contrato FP6 e fornecidas ao ALMA (ver ann1098).

Nos próximos cinco anos, todas as 66 antenas do ALMA estarão equipadas com estes novos receptores. Para fazer isso, incluindo as antenas reservas, outras 67 unidades precisam ser construídas. Estas serão fornecidas pela Europa com contribuições dos Estados Unidos. O Observatório Europeu do Sul (ESO) será responsável pelo contrato europeu para receptores resfriados criogenicamente, e por inspecionar seu desenvolvimento. O consórcio líder será o NOVA, a escola de pesquisa em Astronomia na Holanda. Os receptores serão fabricados pelo NOVA em parceria com o grupo de Desenvolvimento de Receptores Avançados do Observatório Espacial Onsala, na América do Norte, o Observatório Nacional de Radio Astronomia (NRAO) irá produzir os osciladores de alta precisão que irão ajustar os receptores, para que o sinal de saída de todas as antenas possa ser combinado precisamente para produzir imagens de alta resolução.

Os receptores serão usados para estudar algumas das galáxias mais antigas do universo e irão nos ajudar a entender quando algumas das primeiras estrelas foram formadas. Eles também irão aumentar as habilidades dos astrônomos para medir a presença de água – molécula essencial para a vida – nos discos onde acredita-se que os planetas são formados, e na atmosfera dos planetas e cometas em nosso Sistema Solar. Pode ser difícil de medir precisamente a quantidade de água no espaço, por causa da confusão causada pelo ato de observar através do vapor d’água presente na própria atmosfera terrestre. A forma como os receptores Banda 5 do ALMA medirão água reduz algumas destas dificuldades.

A decisão de financiar este aprimoramento do ALMA, mesmo antes do telescópio estar completo foi feita pelo conselho do ALMA em abril de 2012. No dia 9 de maio de 2012, a decisão foi aprovada pelo comitê financiador do ESO. Espera-se que o upgrade esteja concluído em 2016.

O ALMA, uma instalação astronômica internacional, é uma parceria da Europa, América do Norte e Leste da Ásia em cooperação com a República do Chile. A construção e operação do ALMA são lideradas, em nome da Europa pelo ESO, em nome da América do Norte pelo Observatório Nacional de Radio Astronomia (NRAO), e em nome do Leste da Ásia pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ). A Junta do Observatório ALMA (JAO) fornece uma liderança unificada e gerenciamento da construção, funcionamento e operação do ALMA