ann12053-pt-br — Anúncio

ESOcast 46: Capturando Luz

Episódio especial #6 do aniversário de 50 anos

1 de Agosto de 2012

Como aperitivo do aniversário de 50 anos do ESO, em outubro de 2012, estamos lançando oito ESOcasts especiais. Cada episódio é um capítulo do filme Europa para as Estrelas – Os primeiros 50 anos de exploração do céu do Sul pelo ESO.

ESOcast 46 é o sexto episódio especial desta série. Ele descreve como as câmeras de estado da arte e espectrógrafos ajudam os poderosos telescópios do ESO a coletar e analisar a luz tênue do universo distante. Sem estes instrumentos, os olhos do ESO no céu seriam cegos.

As imagens astronômicas atuais são muito diferentes daquelas dos anos de 1960. Naquela época, astrônomos usavam grandes placas de vidro fotográfico, que não eram muito sensíveis e eram difíceis de manusear. Atualmente, os telescópios do ESO usam alguns dos maiores e mais sensíveis detectores eletrônicos do mundo. Eles conseguem captar praticamente todo fóton cósmico e recuperar quase toda a informação possível. Por exemplo, a câmera do VLT Survey Telescope – OmegaCAM – possui 32 detectores, que se combinam para produzir imagens espetaculares do universo, cada uma com incríveis 268 milhões de pixels.

Mas astronomia não é apenas conseguir imagens de tirar o fôlego. Astrônomos estão sempre atrás da maior quantidade de informações possível, necessária para dissecar a luz das estrelas em suas cores componentes para estudar sua composição. A Espectroscopia é uma das ferramentas mais poderosas na astronomia e os telescópios do ESO também possuem os espectrógrafos mais poderosos do mundo, como o poderoso X-Shooter no VLT. A espectroscopia permite que os astrônomos descubram importantes propriedades das estrelas, como os elementos químicos que elas contém, suas temperaturas, movimentos e até mesmo suas idades. Além disso, eles podem estudar a atmosfera de exoplanetas orbitando estrelas distantes ou galáxias recém nascidas na borda do universo observável.

Assista este episódio, e descubra mais sobre os instrumentos astronômicos de estado da arte do ESO.

Mais Informações

O ESOcast é uma série de videocasts dedicada a trazer as últimas novidades e pesquisas do ESO – o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se em nosso canal e mantenha-se atualizado das últimas notícias do ESO. O ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTubeVimeo e dotSUB. O download está disponível em diversos formatos, inclusive em HD.

Links

Credits

Dirigido por: Lars Lindberg Christensen
Direção de Arte e Design de Produção: Martin Kornmesser
Produtor: Herbert Zodet
Escrito por: Govert Schilling
Animações 3D e gráficos: Martin Kornmesser & Luis Calçada
Edição: Martin Kornmesser
Fotografia: Herbert Zodet & Peter Rixner
Engenheiro de Som: Cristian Larrea
Masterização da Narração: Peter Rixner
Apresentador e Cientista Líder: Dr J (Dr Joe Liske, ESO)
Narração: Sara Mendes da Costa
Trilha Sonora e Efeitos Sonorosmovetwo — Axel Kornmesser & Markus Löffler & zero-project (zero-project.gr)
DVD de autoria: Andre Roquette
Suporte Técnico:Lars Holm Nielsen, Raquel Yumi Shida & Mathias Andre
Revisão: Anne Rhodes
Produtor Executivo: Lars Lindberg Christensen
Imagens e Fotos
ESO, Christoph Malin (christophmalin.com), Babak Tafreshi/TWAN, Stéphane Guisard (eso.org/~sguisard), José Francisco Salgado (josefrancisco.org), Alexandre Santerne, Nick Risinger (skysurvey.org), Martin Kornmesser, Herbert Zodet, J. Dommaget/J. Boulon/J. Doornenbal/W., Schlosser/F.K. Edmondson/A. Blaauw/Rademakers/R. Holder, Mineworks, Daniel Crouch/Rare Books (crouchrarebooks.com), Getty Images, Royal Astronomical Society/Science Photo Library, Jay M. Pasachoff, Chris de Coning/South African Library/Warner-Madear, Africana Museum/Warner, Leiden University, G. Brammer, Mauricio Anton/Science Library, NASA/Spitzer Science Center/R. Hurt, VISTA/J. Emerson, Digitized Sky Survey 2, MPE/S. Gillessen/M. Schartmann, PIONIER/IPAG, Rainer Lenzen/MPIA Heidelberg, West-Eastern Divan Orchestra in Berlin by KolBerlin, Davide De Martin, Cambridge Astronomical Survey Unit, IDA/Danish 1.5 m/R. Gendler and C. Thöne, Mario Nonino, Piero Rosati and the ESO GOODS Team, ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), The NASA/ESA Hubble Space Telescope, Matthias Maercker, Igor Chekalin, Hans-Hermann  Heyer, Edmund Janssen, Luis Calçada, Scott Kardel, Tom Jarrett, Kevin Govender, Sergey Stepanenko, ESA, NASA, IAU/IYA2009, T. Preibisch, R. Fosbury (ST-ECF), INAF-VST/OmegaCAM, OmegaCen/Astro-WISE/Kapteyn Institute, A. Fujii, J.-B. Le Bouquin et al., D. Coe (STScI)/J. Merten (Heidelberg/Bologna), Gemini Observatory/NRC/AURA/Christian Marois et, al., M. Janson, Jean-Luc Beuzit, IAC (SMM) and ESPRESSO consortium, T.M. Brown (STScI), UltraVISTA team, TERAPIX/CNRS/INSU/CASU, World Wide Telescope

Sobre o anúncio

Id:ann12053

Imagens

Cena do ESOcast 46
Cena do ESOcast 46

Vídeos

ESOcast 46: Capturando Luz -- episódio 5 do especial de 50 anos do ESO
ESOcast 46: Capturando Luz -- episódio 5 do especial de 50 anos do ESO