ann12053-pt-br — Anúncio

ESOcast 46: Capturando Luz

Episódio especial #6 do aniversário de 50 anos

1 de Agosto de 2012

Como aperitivo do aniversário de 50 anos do ESO, em outubro de 2012, estamos lançando oito ESOcasts especiais. Cada episódio é um capítulo do filme Europa para as Estrelas – Os primeiros 50 anos de exploração do céu do Sul pelo ESO.

ESOcast 46 é o sexto episódio especial desta série. Ele descreve como as câmeras de estado da arte e espectrógrafos ajudam os poderosos telescópios do ESO a coletar e analisar a luz tênue do universo distante. Sem estes instrumentos, os olhos do ESO no céu seriam cegos.

As imagens astronômicas atuais são muito diferentes daquelas dos anos de 1960. Naquela época, astrônomos usavam grandes placas de vidro fotográfico, que não eram muito sensíveis e eram difíceis de manusear. Atualmente, os telescópios do ESO usam alguns dos maiores e mais sensíveis detectores eletrônicos do mundo. Eles conseguem captar praticamente todo fóton cósmico e recuperar quase toda a informação possível. Por exemplo, a câmera do VLT Survey Telescope – OmegaCAM – possui 32 detectores, que se combinam para produzir imagens espetaculares do universo, cada uma com incríveis 268 milhões de pixels.

Mas astronomia não é apenas conseguir imagens de tirar o fôlego. Astrônomos estão sempre atrás da maior quantidade de informações possível, necessária para dissecar a luz das estrelas em suas cores componentes para estudar sua composição. A Espectroscopia é uma das ferramentas mais poderosas na astronomia e os telescópios do ESO também possuem os espectrógrafos mais poderosos do mundo, como o poderoso X-Shooter no VLT. A espectroscopia permite que os astrônomos descubram importantes propriedades das estrelas, como os elementos químicos que elas contém, suas temperaturas, movimentos e até mesmo suas idades. Além disso, eles podem estudar a atmosfera de exoplanetas orbitando estrelas distantes ou galáxias recém nascidas na borda do universo observável.

Assista este episódio, e descubra mais sobre os instrumentos astronômicos de estado da arte do ESO.

O ESOcast é uma série de videocasts dedicada a trazer as últimas novidades e pesquisas do ESO – o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se em nosso canal e mantenha-se atualizado das últimas notícias do ESO. O ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTubeVimeo e dotSUB. O download está disponível em diversos formatos, inclusive em HD.

Credits