Escolha o seu idioma:

ann12067-pt-br — Anúncio

Transmissão ao vivo das observações do VLT para o 50º Aniversário do ESO

Assista online ou em um dos muitos eventos públicos

28 de Setembro de 2012

Em 5 de Outubro de 2012, o Observatório Europeu do Sul (ESO) irá transmitir "Um Dia na Vida do ESO", um evento gratuito e ao vivo na internet, como parte das celebrações de seu 50º aniversário. Ocorrerão observações ao vivo do observatório emblemático do ESO, o VLT, no Cerro Paranal no Deserto do Atacama do Chile, assim como uma fascinante conversa com astrônomos na sede do ESO na Alemanha. O grande público está convidado a fazer perguntas antes do evento ou durante a transmissão, pelo Facebook, Twitter e e-mail. A tabela de horários para o webcast está disponível abaixo e online.

Pela primeira vez na história do ESO, o VLT será apontado para um objeto no céu selecionado pelo público – a nebulosa Elmo de Thor (NGC 2359). Essa nebulosa foi selecionada como parte da competição “Escolha o que o VLT vai observar”. Brigitte Bailleul, da França, venceu a competição “Tuíte até ao VLT!” e viajará para o Observatório Paranal no Chile para ajudar nas observações. O link ao vivo com o Paranal mostrará as observações e os telescópios no topo da montanha, na estonteante paisagem do Deserto do Atacama, deixando a audiência se unir a Brigitte na viagem de sua vida.

O webcast será transmitido gratuitamente através do Livestream, e todos poderão assisti-lo simplesmente visitando a página do ESO no Livestream. Criando uma conta gratuita no Livestream e seguindo o ESO, os espectadores receberão atualizações e lembretes para este e futuros eventos do ESO no Livestream.

Ademais, vários locais nos Estados Membros do ESO e em outros países estarão sediando eventos públicos em 5 de Outubro, com uma grande variedade de atividades complementando o webcast. Uma lista dos locais com eventos do 50º aniversário do ESO está disponível online.

O webcast ocorrerá das 11:00 às 17:00 (CEST) (6:00 às 12:00 horário de Brasília) em 5 de Outubro. Será apresentado pelo astrônomo – e apresentador do ESOcast – Dr J (Dr Joe Liske, do ESO). Além do link ao vivo do Observatório Paranal no Chile, palestras com astrônomos na sede do ESO, na Alemanha, sobre tópicos abrangendo desde os telescópios de estado da arte do ESO, passando pelas últimas notícias das fronteiras da astronomia, até sobre como é a vida de um astrônomo. Capítulos do filme de aniversário do ESO, "Europa para as Estrelas", serão exibidos. Ao longo do dia, haverão sessões de perguntas e respostas, e a chance de testar seu conhecimento sobre o ESO em um quiz para receber alguns prêmios astronômicos!

Este webcast dará aos espectadores a oportunidade única de ver o observatório astronômico terrestre mais produtivo do mundo por dentro, conforme celebramos os primeiros 50 anos do ESO explorando o céu do sul.

O público está convidado a fazer perguntas sobre o Observatório Paranal, as palestras do dia ou perguntas gerais sobre o ESO. Você pode enviar suas perguntas antes ou durante o evento, em inglês, das seguintes maneiras:

  • Envie um tweet para @ESO, utilizando a hashtag #ESO50years
  • Escreva uma pergunta no seu mural do facebook na qual você cite a página do ESO no Facebook. Para citar a página, você deve primeiro curtir a página e depois digitar @ESO Astronomy em sua pergunta. Um menu aparecerá no qual você terá a opção de escolher nossa página, ESO Astronomy. Veja um exemplo de citação (“via ESO Astronomy”) neste post
  • Envie um e-mail para information@eso.org  com o assunto "ESO50years". Incluir seu nome e país é opcional.

A programação atual do webcast encontra-se abaixo, e em caso de mudanças entre agora e 5 de Outubro, a agenda atualizada – assim como as outras informações sobre o webcast – estarão disponíveis na página do webcast de aniversário do ESO. O idioma do webcast será o inglês. Como é um evento ao vivo, o horário dos eventos pode variar um pouco.

Início (CEST)

Outros Fusos-Horários

Descrição

11:00

check times

Introdução ao webcast

11:02

check times

Link ao vivo com a Sala de Controle do VLT no Paranal; Introdução ao ESO, Paranal e o VLT; Sala de Controle do Paranal; Vencedora da competição, Brigitte Bailleul; Astrônomo do ESO, Henri Boffin

11:07

check times

Observação ao vivo do VLT da nebulosa Elmo de Thor, com Perguntas e Respostas

11:49

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 1 – Rumo ao Sul

12:00

check times

Conversa: ESO e o 50º aniversário, pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw

12:25

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 2 – Olhando para o Alto

12:35

check times

Conversa: A vida de um astrônomo, com Joana Ascenso

13:00

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 3 – Visão Afiada

13:10

check times

Conversa: O ALMA, com Leonardo Testi

13:35

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", capítulo 4 – Mudança de Vista

13:43

check times

Conversa: La Silla e Paranal, por Olivier Hainaut

14:08

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 5 – Alcançando a Todos

14:17

check times

Conversa: Astronomia e Emoções, com Nando Patat

14:42

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 6 – Capturando Luz

14:53

check times

Conversa: O E-ELT, com Joe Liske

15:18

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 7 – Encontrando Vida

15:27

check times

Conversa: de Planetas a Sistemas Planetários, com Dietrich Baade

15:52

check times

Filme: "Europa para as Estrelas", Capítulo 8 – Pensando Grande

16:01

check times

Link ao vivo da Plataforma do Paranal: Veja o gigante telescópio VLT no topo da montanha, cercado pelo Deserto do Atacama; Perguntas e Respostas; Veja os resultados processados das observações ao vivo anteriores

17:00

check times

Fim do webcast

Nota: Esta tabela foi alterada desde sua primeira publicação

Links

Contatos

Douglas Pierce-Price, Public Information Officer
ESO
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann12067

Imagens

Webcast ao vivo com observações do VLT para o 50º aniversário do ESO
Webcast ao vivo com observações do VLT para o 50º aniversário do ESO