Escolha o seu idioma:

ann12071-pt-br — Anúncio

Um Novo e Poderoso Equipamento para o VLT chega no Chile

11 de Outubro de 2012

Um novo equipamento de infravermelho para o VLT do ESO com 24 braços robóticos cruzou o Atlântico de Edimburgo no Reino Unido para o Observatório Paranal do ESO, no norte do Chile. Quando instalado, no fim do ano, ele irá tratar, com mais detalhes que nunca, algumas das questões chave que cercam a formação e evolução das galáxias.

KMOS (da sigla em inglês K-Band Multi Object Spectrometer, ou Espectrômetro de Multi Objetos de Banda K) foi provisoriamente aceito pelo ESO após sua montagem e testes finais no Centro de Tecnologia Astronômica do Reino Unido (UK ATC) em Edimburgo. Ele será acoplado a Unidade Telescópica 1, um dos quatro telescópios que compõe o VLT, e fornecerá aos astrônomos um modo muito mais rápido de descobrir os detalhes sobre as galáxias e suas propriedades.

KMOS é único em sua capacidade de mapear diversas galáxias simultaneamente, seja em um aglomerado ou isoladamente, mas em ambos os casos, também mapear diversas propriedades de diferentes partes de cada galáxia. Até agora, cada galáxia precisava ser identificada individualmente para obter esta informação, um processo que demorava anos. KMOS será capaz de coletar a mesma quantidade de informação em apenas dois meses.

Cada um dos 24 braços robóticos criogênicos, que possuem espelhos banhados a ouro nas suas pontas, pode ser movido de posição para captar a luz vinda de galáxias distantes.

KMOS foi projetado, construído e testado por um consórcio entre a Universidade de Durham (Reino Unido), o Instituto Max Planck para Física Extra-Terrestre (Max -Planck­-Institut für extraterrestrische Physik (MPE), o Observatório da Universidade de Munique (Universitäts Sternwarte München (USM), Universidade de Oxford e o Centro de Tecnologia Astronômica do Reino Unido. O ESO fabricou os detectores e outros componentes.

O equipamento será comissionado em novembro de 2012.

• Nota de Imprensa do STFC