Escolha o seu idioma:

ann13014-pt-br — Anúncio

Como é operado o Very Large Telescope?

O ESO publica uma nova brochura sobre as operações no VLT

27 de Fevereiro de 2013

O ESO produziu e publicou uma brochura contendo informação sobre o funcionamento da instrumentação de vanguarda e das infraestruturas fornecidas pelo Very Large Telescope (VLT), instalado no Paranal, Chile. A publicação, intitulada Operando o Very Large Telescope, descreve o processo das operações científicas do princípio ao fim: como é distribuído o tempo de observação no VLT, a eficácia e flexibilidade do processo de obtenção deste tempo; como é observar num local como o Paranal e como é que os dados são coletados, guardados e compartilhados.

A agenda de observação do VLT, assim como a coleta e arquivamento dos dados observacionais, é feita por equipes que se encontram na Sede do ESO em Garching, Alemanha e nos diferentes locais do ESO no Chile. A forte ligação entre Garching e o Chile, o país anfitrião do ESO, permitiu que o VLT se desenvolvesse desde uma ideia até a máquina de ciência muito eficiente que é hoje.

Além das operações do VLT, os astrônomos preparam-se também para o enorme projeto astronômico da próxima década, o European Extremely Large Telescope (E-ELT). A brochura também descreve como é que o E-ELT e o VLT trabalharão em conjunto para recolher dados de alta qualidade, que ajudarão a desvendar alguns dos maiores desafios científicos atuais - e como o ESO ajudará a tornar isso uma realidade.

A brochura está ricamente ilustrada com imagens astronômicas, cenas de bastidores e impressões artísticas dos telescópios e encontra-se disponível online neste link.

A brochura Operando o Very Large Telescope