ann13045-pt-br — Anúncio

Massimo Tarenghi agraciado com a Grande Cruz da Ordem de Bernardo O´Higgins pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros chileno

16 de Maio de 2013

O antigo representante do ESO no Chile, Massimo Tarenghi, recebeu a Grande Cruz, o grau máximo da Ordem de Bernardo O´Higgins, das mãos do Ministro dos Negócios Estrangeiros chileno, numa cerimônia oficial que se realizou em Santiago a 10 de maio de 2013.

Na presença de oficiais do governo e representantes do corpo diplomático, o ministro Alfredo Moreno condecorou Tarenghi em reconhecimento de 35 anos dedicados à construção de telescópios importantes no Chile.

“O Massimo não é apenas um cientista, um ótimo profissional e empreendedor, mas é também um amigo que, ao longo dos anos, se transformou num grande promotor do nosso país. Com a sua energia esfuziante e trabalho sério, contribuiu no processo de tornar públicas as virtudes do Chile,” disse o ministro Moreno durante a cerimônia.

Desde 1979, Tarenghi encarregou-se da construção e operação de vários dos telescópios mais importantes do ESO no Chile, incluindo o New Technology Telescope (NTT) instalado em La Silla, o Very Large Telescope (VLT) no Cerro Paranal e o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no planalto de Chajnantor. O ALMA foi inaugurado a 13 de março de 2013 durante uma cerimônia oficial.

“Gostaria de agradecer esta grande honra que me é concedida e gostaria também de exprimir a minha gratidão a todas as pessoas que fizeram com que eu me sentisse tão próximo deste país,” disse Massimo Tarenghi durante a cerimônia de entrega.

Em outubro de 2012, o senado chileno concedeu a Massimo Tarenghi a nacionalidade chilena por Graça Especial, em reconhecimento da sua grande contribuição ao desenvolvimento da astronomia no Chile (ver ann12079).

Links

Contatos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6655
Mobile: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann13045

Imagens

O Ministro dos Negócios Estrangeiros chileno, Alfredo Moreno, com Massimo Tarenghi
O Ministro dos Negócios Estrangeiros chileno, Alfredo Moreno, com Massimo Tarenghi