ann13051-pt-br — Anúncio

Prolongado o período de Ciência Preliminar do ALMA

6 de Junho de 2013

No seguimento do período de intensa atividade relativo à inauguração do ALMA em março de 2013 e como parte das atividades que visam completar o observatório até ao final deste ano, a equipe do ALMA tem estado imersa no processo de calibrar e otimizar o ALMA para as operações científicas que se avizinham.

Têm-se realizado excelentes progressos, tanto na verificação do desempenho científico de alguns dos mais avançados modos de observação científica, como na estabilidade da rede e melhorias na infraestrutura. Decidiu-se agora continuar com as observações de Ciência Preliminar a partir de junho, de modo a fornecer mais dados aos astrônomos e testar melhor as capacidades do telescópio. As observações feitas neste modo de Ciência Preliminar permitiram já fazer descobertas extraordinárias [1], mostrando assim o poder sem precedentes do ALMA, mesmo quando se encontra a trabalhar apenas com uma fração limitada da sua capacidade total.

Antes de se iniciar o próximo ciclo de observações de Ciência Preliminar (Ciclo 2), decidiu-se prolongar o período corrente (Ciclo 1) até ao final de maio de 2014, de modo a completar-se a maior fração possível dos programas científicos prioritários propostos por astrônomos de todo o mundo. Este fato garantirá também que os dados das equipes que têm programas a decorrer possam ser entregues.

O pedido de propostas para o Ciclo 2 de Ciência Preliminar será feito em outubro de 2013 dirigido a todos os astrônomos, com data limite de submissão de propostas prevista para o início de dezembro de 2013.

Notas

[1] Exemplos anteriores de pesquisas feita com o ALMA estão descritos nas notas de imprensa do ESO eso1216, eso1239, eso1301, eso1313, eso1318 e eso1325.

Informação adicional

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronômica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), que é gerido, pela Associação de Universidades (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório ALMA (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, gestão e operação do ALMA.

 

 

 

 

Links

Contatos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann13051

Imagens

Antenas ALMA
Antenas ALMA