ann13094-pt-br — Anúncio

Novo espetáculo de planetário pelo Embaixador Fotográfico do ESO Serge Brunier

26 de Novembro de 2013

Um projeto fotográfico desenvolvido pelo Embaixador Fotográfico do ESO Serge Brunier com o ESO em 2009, deu origem a um novo espetáculo de planetário, de 360º para a cúpula completa, produzido por Point Du Jour/TOTAVISION Le Plus–Communauté Urbaine de Dunkerque/RSA Cosmos. O espetáculo, chamado Le Navigateur du Ciel (O Navegador do Céu) tem uma duração de 30 minutos e encontra-se disponível em francês e inglês.

No âmbito do Ano Internacional da Astronomia 2009, o ESO encomendou ao famoso astrofotógrafo francês Serge Brunier uma fotografia completa de todo o céu visto tanto do hemisfério sul como do hemisfério norte. A fotografia de quase mil milhões de pixels é uma das melhores e mais naturais imagens de todo o céu tiradas até hoje. Para conseguir um tal feito, Serge Brunier viajou até ao lugar mais seco à face do planeta, o deserto do Atacama, atravessando-o de sul a norte e esteve igualmente no Pic do Midi nos Pirinéus franceses. Esta viagem pelos dois hemisférios é o mote por detrás da viagem através do Universo do novo espetáculo de planetário, Le Navigateur du Ciel.

Os escritores Serge Brunier e Bruno Bucher levam o espetador numa viagem onde inicialmente se vê o Universo apenas a olho nu, depois através da lente da máquina de um fotógrafo e finalmente aproximando-o de regiões do céu observadas em pormenor pelos poderosos telescópios utilizados pelos astrónomos profissionais, descobrindo os mais ténues traços dos imensos objetos e estruturas que compõem o cosmos, situados a enormes distâncias de nós tanto no tempo como o espaço.

O filme foi filmado com uma tecnologia inovadora que utiliza 11 câmaras HD, tecnologia esta desenvolvida pela Totavision em colaboração com o Point du Jour e o Planevision. Com o auxílio deste novo método, o filme pode ser projetado na cúpula de um planetário com uma qualidade melhor do que ultra HD. O filme foi co-produzido pelo RSA Cosmos, com o apoio de P.L.U.S. Communauté Urbaine de Dunkerque e Cité des Sciences, Paris.

O trailer do filme pode ser visto aqui e a versão do espetáculo em inglês encontra-se disponível neste link.

Links

Contatos

Lars Lindberg Christensen
Head, ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6761
Telm: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Maud Guenoux
Point du Jour
Tel: +33 1 75 44 80 89
Email: m.guenoux@pointdujour.fr

Oana Sandu
Community Coordinator
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann13094

Imagens

Poster do espetáculo de planetário “Le Navigateur du Ciel”
Poster do espetáculo de planetário “Le Navigateur du Ciel”
Captura de ecrã do espetáculo de planetário “Le Navigateur du Ciel” mostrando o ALMA
Captura de ecrã do espetáculo de planetário “Le Navigateur du Ciel” mostrando o ALMA
Captura de ecrã do espetáculo de planetário “Le Navigateur du Ciel” mostrando o Pic du Midi
Captura de ecrã do espetáculo de planetário “Le Navigateur du Ciel” mostrando o Pic du Midi