Escolha o seu idioma:

ann13097-pt-br — Anúncio

Rob Ivison nomeado próximo Diretor de Ciência do ESO

6 de Dezembro de 2013

O Conselho do ESO, na sua reunião desta semana em Garching, aprovou a nomeação de Rob Ivison como o próximo Diretor de Ciência do ESO. Ivison assumirá o cargo a 31 de março de 2014.

Atualmente, Ivison é investigador no Instituto de Astronomia da Universidade de Edimburgo, sediado no Observatório Real de Edimburgo, usufruindo de uma bolsa avançada do Conselho Europeu de Investigação. Rob possui um forte e alargado currículo em astronomia, com experiência nos comprimentos de onda do óptico, infravermelho, submilímetro e rádio. Os seus interesses de investigação vão desde a formação e evolução de galáxias à perda de massa em estrelas variáveis cataclísmicas e à criação de poeira cósmica em supernovas.

Anteriormente, Ivison trabalhou na Universidade de Toronto, no Caltech, na Universidade College de Londres e foi um Cientista de Projeto no Centro de Tecnologia e Astronomia de Edimburgo, Reino Unido. Rob desempenhou um papel central em muitos programas importantes de investigação cosmológica e extragaláctica, liderando vários consórcios muito produtivos. Publicou 35 artigos da especialidade como primeiro autor em revistas com arbitragem científica e mais de 400 artigos no total, sendo que 62 destes obtiveram mais de 100 citações cada um.

Ivison tem já muito boas relações com o ESO e a sua comunidade, já que é presentemente o chefe do Comité Científico de Aconselhamento do ALMA e do Comité Científico Europeu de Aconselhamento do ALMA e é um membro do Comité Técnico e Científico do ESO, do Painel de Rastreio Espectroscópico Público do ESO e da equipa científica do instrumento KMOS. Utilizou recentemente o VLT e atualmente lidera um programa ambicioso no APEX.

Como Diretor de Ciência do ESO, Rob Ivison tomará o lugar de Bruno Leibundgut o qual, depois de uma sabática bem merecida, assumirá novas responsabilidades chave no ESO.

Contatos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6655
Cell: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann13097

Imagens

Rob Ivison, novo Diretor de Ciência do ESO
Rob Ivison, novo Diretor de Ciência do ESO