Escolha o seu idioma:

ann14034-pt-br — Anúncio

O ESO e o Instituto de Astrofísica de Canárias assinam acordo para colaboração em óptica adaptativa

5 de Maio de 2014

Durante uma visita do Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, ao Instituto de Astrofísica de Canárias (IAC) em La Laguna, Tenerife, Espanha, foi assinado um acordo entre o ESO e o IAC no âmbito de serem realizadas experiências no Observatório de El Teide relacionadas com tecnologia de ponta no campo de estrelas guia laser para óptica adaptativa. Esta técnica irá ser utilizada num futuro próximo no Gran Telescopio Canarias (GTC) e será essencial para um desempenho de sucesso do futuro European Extremely Large Telescope (E-ELT) de 39 metros, que irá ser construído no Chile pelo ESO.

A colaboração entre o IAC e o ESO pretende optimizar aspectos dos sistemas de estrela guia laser. Estes sistemas de laser fazem parte da tecnologia utilizada na técnica de óptica adaptativa, com a qual são compensados os efeitos da turbulência atmosférica nas observações feitas a partir do solo. Uma estrela guia laser é criada ao apontar um poderoso raio laser para o céu - que funciona como um ponto de referência artificial a partir do qual a radiação é enviada de novo à Terra -  ajudando assim a criar imagens de objetos astronómicos tão nítidas como se tivessem sido obtidas por telescópios no espaço.

A vasta experiência adquirida pelo IAC e pelo ESO ao longo de mais de dez anos de trabalho nesta área, será utilizada quando esta tecnologia for incorporada nas estrelas guia laser do sistema de óptica adaptativa do GTC e em futuros telescópios do ESO.

O projeto, que durará 27 meses, focar-se-á inicialmente na determinação dos melhores parâmetros de laser para criar o maior fluxo de radiação refletida destas estrelas guia laser, sendo dada especial atenção à influência do campo magnético terrestre.

Mais informação

O Instituto de Astrofísica de Canarias (IAC) é um centro de investigação internacional em Espanha, do qual fazem parte as seguintes instituições:

Contatos

Domenico Bonaccini Calia
ESO
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6567
Email: dbonacci@eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann14034

Imagens

O ESO e o Instituto de Astrofísica de Canarias assinam acordo para colaboração em óptica adaptativa
O ESO e o Instituto de Astrofísica de Canarias assinam acordo para colaboração em óptica adaptativa
O Diretor Geral do ESO visita a Estação Óptica no Observatório de El Teide (Tenerife)
O Diretor Geral do ESO visita a Estação Óptica no Observatório de El Teide (Tenerife)