ann14038-pt-br — Anúncio

Convite para assistir ou emitir a explosão de nivelamento do pico da montanha que acolherá o E-ELT

Oportunidade para os representantes dos meios de comunicação social e centros de ciência em todo o mundo

16 de Maio de 2014

Na quinta-feira, dia 19 de junho de 2014 terá lugar um evento midiático no Observatório do Paranal do ESO, no norte do Chile, que marcará a explosão de nivelamento do topo do Cerro Armazones, o pico de 3000 metros que acolherá o European Extremely Large Telescope (E-ELT).  De modo a que pessoas em todo o mundo possam assistir a este marco histórico, será transmitido um vídeo ao vivo pela internet em Livestream e via YouTube das 14:00 até cerca das 16:00 (Hora de Brasília) [1].

Temos ainda disponíveis alguns lugares para que membros dos meios de comunicação social possam assistir à cerimônia no local e visitar o Observatório do Paranal do ESO. Pedimos aos interessados o favor de preencherem até 23 de maio, sexta-feira, o formulário de visita para os media, assinalando que desejam assistir ao evento da explosão de nivelamento do pico do E-ELT, na parte correspondente ao “Objetivo da Visita”. Encontram-se disponíveis neste link mais informações destinadas aos membros dos media.

Os produtores de emissoras televisivas que não puderem comparecer ao evento terão acesso a material vídeo com qualidade de transmissão, por download, assim que o evento terminar. O material poderá também estar disponível através da European Broadcasting Union.

Convidamos os observatórios públicos, planetários, centros de ciência e outros educadores a tirar partido neste vídeo em livestream organizando eventos locais, como modo de atrair visitantes aos seus centros e oferecendo-lhes a oportunidade de assistir a este importante marco na astronomia. A logística de um tal evento é simples: basta uma boa ligação à internet, uma tela para projetar o vídeo e um local  com espaço suficiente. Para ajudar a anunciar o evento junto dos meios de comunicação social locais, os organizadores poderão entrar em contato com o seu representante local do ESO Science Outreach Network (ESON) [2].

Os participantes podem também seguir o tweet do @ESO na hashtag #EELTblast e fazer perguntas em inglês, às quais tentaremos responder o mais em tempo real que nos for possível.

Para desenvolvimentos sobre este evento até ao dia em que se realizará, verifique com regularidade a nossa página internet de eventos e siga o ESO no Facebook. Agradecemos também que nos informe caso planeie organizar um evento, enviando um email para osandu@partner.eso.org, de modo a que possamos promovê-lo através dos canais de comunicação do ESO.

Notas

[1] As horas dadas são aproximadas e podem ser modificadas até ao último momento.

[2] O ESO Science Outreach Network  consiste num grupo de representantes nos Estados Membros do ESO e outros países, que atuam como contatos locais para os meios de comunicação social em ligação com os desenvolvimentos do ESO, notas de imprensa, etc.

Mais informação

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a pesquisa em astronomia e é o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação nas pesquisas astronômicas. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronômico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. O ESO está planejando o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 39 metros que observará na banda do visível e infravermelho próximo. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Links

Contatos

Margarida Serote
ESO Science Outreach Network
Representante em Portugal

Telm: 964951692
Email: eson-portugal@eso.org

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Germany

Tel: +49 89 3200 6655
Email: rhook@eso.org

Francisco Rodríguez I.
Observatorio Europeo Austral (ESO)
Santiago, Chile
Tel: +56 224633019
Email: frrodrig@eso.org

Oana Sandu
Community Coordinator
ESO ePOD, Garching, Alemanha
Tel: +49 89 320 069 65
Telm: +49 176 943 942 20
E-mail: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14038

Imagens

A região Paranal-Armazones
A região Paranal-Armazones