ann14047-pt-br — Anúncio

Todos os observatórios do ESO estão agora no Google Street View

10 de Junho de 2014

Os observatórios do ESO no Chile, Observatório do Paranal, Observatório de La Silla e Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), fazem agora parte das panorâmicas de 360º do Google Street View, disponíveis no Google Maps.

A equipe do Google Street View visitou cada um dos três observatórios do ESO no Chile: o Observatório do Paranal a uma altitude de 2635 metros - local de acolhimento do VLT, a infraestrutura emblemática do ESO; o Observatório de La Silla - o primeiro observatório do ESO, situado na periferia do deserto do Atacama, 2400 metros acima do nível do mar; e os dois locais do ALMA - o Local de Operações da Rede, no cimo do planalto do Chajnantor a 5000 metros de altitude e o campo internacional base do ALMA no Local de Apoio às Operações, a 2900 metros de altitude. 

Em vez dos talvez mais conhecidos carros do Google Street, o Google consegue agora cobrir locais altos e remotos utilizando o chamado Google Trekker. Este equipamento especial do Google inclui uma mochila de 18 kg com 15 lentes que apontam em direções diferentes, de modo a que posteriormente as imagens se possam juntar para formar um panorama de 360º. À medida que o operador anda, são capturadas imagens de excelente qualidade a cada 2,5 segundos.

O Google Street View permite agora a qualquer pessoa ver de perto os três locais de observação do ESO a partir do conforto da sua casa, explorando em detalhe os telescópios de vanguarda do ESO. Os espectadores podem colocar-se na plataforma do VLT entre os quatro Telescópios Principais de 8,2 metros e os quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros, os quais constituem o Interferômetro do Very Large Telescope do ESO (VLTI); podem também ver La Silla onde o ESO tem em operação dois dos telescópios da classe de 4 metros mais produtivos do mundo - o New Technology Telescope (NTT) e o Telescópio de 3,6 metros do ESO; e aventurar-se nas altitudes extremamente elevadas do planalto do Chajnantor entre a paisagem gelada das várias antenas que compõem a rede ALMA.

Além dos observatórios do ESO, foram também adicionadas ao Google Street View, que inclui imagens do Chile desde 2012, atrações turísticas como a Reserva Huilo-Huilo no sul do Chile e a Fábica de Sal Humberstone no norte do Chile. Outro local em destaque que foi incluído é uma das mais elevadas ruas do mundo, a Estrada 27 no Chile. Outros locais no Chile irão igualmente sendo incluídos ao longo do próximo ano.

Para aceder aos observatórios do ESO a partir do Google Street View  siga os seguintes links:

Se pretender ter acesso a imagens ainda mais detalhadas das infraestruturas do ESO, poderá ver as Visitas Virtuais do ESO dos diferentes locais do ESO no Chile e da Sede do ESO na Alemanha:

Notas

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronômica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), que é gerido, pela Associação de Universidades (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório ALMA (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, gestão e operação do ALMA.

Contatos

Lars Lindberg Christensen
Head of ESO ePOD
ESO ePOD, Garching, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6761
Telm: +49 173 3872 621
E-mail: lars@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14047

Imagens

Google Street View no Local de Operações da Rede ALMA
Google Street View no Local de Operações da Rede ALMA
Google Street View no Local de Apoio às Operações ALMA
Google Street View no Local de Apoio às Operações ALMA