ann15013-pt-br — Anúncio

Inaugurada placa comemorativa da Declaração de Leiden

Documento assinado em 1954 abriu caminho para a criação do ESO

4 de Março de 2015

Em janeiro de 1954 doze astrônomos de seis países europeus diferentes reuniram-se na Sala do Senado da Universidade de Leiden, na Holanda, no intuito de debaterem uma parceria que pretendia estabelecer um observatório europeu sob os céus mais favoráveis do hemisfério sul. Durante a reunião, presidida por Bertil Lindblad de Saltsjöbaden, os doze astrônomos redigiram e assinaram um documento que pretendia juntar apoio governamental para este ambicioso projeto.

Este documento, chamado posteriormente a Declaração de Leiden, constituiu a base para a Convenção do ESO de 1962, marcando assim o nascimento de um empreendimento que excedeu de longe a visão ambiciosa destes doze astrônomos fundadores. Hoje, o ESO é a principal organização astronômica intergovernamental da Europa, operando alguns dos mais avançados equipamentos científicos já construídos e financiado por 16 países, sendo que vários outros demonstraram já interesse em aderir.

Para assinalar este marco na história do ESO, foi inaugurada uma placa comemorativa no exterior da Sala do Senado da Universidade de Leiden durante a reunião do Comitê do Conselho do ESO que decorreu de 3 a 4 de março de 2015. O Secretário de Estado holandês da Educação, Cultura e Ciência, Sander Dekker, esteve presente na cerimônia.

Links

Contatos

Richard Hook
ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15013

Imagens

Cerimônia de inauguração de uma placa comemorativa da Declaração de Leiden
Cerimônia de inauguração de uma placa comemorativa da Declaração de Leiden