ann16076-pt-br — Anúncio

Ex-presidente da Finlândia visita o Paranal

25 de Outubro de 2016

No alto deserto do Atacama no Chile, o Observatório do Paranal do ESO acolheu uma visitante muito especial. A ex-presidente da Finlândia, Tarja Halonen, visitou as instalações do Paranal, incluindo o Very Large Telescope (VLT), nos dias 21 e 22 de outubro de 2016.

Antes disso, no dia 20 de outubro, Tarja Halonen visitou também o Observatório ALMA (JAO), após ter dado uma palestra na CEPAL (a Comissão Econômica da América Latina e Caribe) sobre a situação global das mulheres no século XXI. Durante a sua visita ao JAO, a ex-presidente encontrou-se com mulheres cientistas e engenheiras que trabalham no ALMA e no ESO e assistiu a uma apresentação sobre a residência do ALMA, que está quase terminada e se baseia num design concebido por arquitetos finlandeses.

A Finlândia tornou-se o décimo primeiro Estado Membro do Observatório Europeu do Sul em 2004, durante a presidência de Halonen. Desde essa época o ESO beneficia do conhecimento científico de fronteira pelo qual o país é conhecido, assim como das suas contribuições para o fortalecimento e desenvolvimento de pesquisas pioneiras realizadas nas instalações do ESO. O Centro Finlandês para a Astronomia com o ESO (FINCA) funciona como um ponto focal para os astrônomos finlandeses que trabalham com as infraestruturas do ESO e promove trabalho de desenvolvimento tecnológico relacionado com o ESO.

Email: pgrimley@partner.eso.org