ann17018-pt-br — Anúncio

Engenheiro do ESO vence o Prêmio Tycho Brahe 2017

6 de Abril de 2017

O ESO tem o prazer de anunciar que o Prêmio Tycho Brahe deste ano foi atribuído a Bernard Delabre, um dos cientistas de instrumentação do ESO. O prêmio é atribuído “em reconhecimento do desenvolvimento ou exploração de instrumentos europeus ou descobertas importantes essencialmente baseadas em tais instrumentos”.

Bernard Delabre é um engenheiro óptico que está envolvido no projeto óptico de quase todos os instrumentos construídos pelo ESO nos últimos 35 anos, incluindo o HARPS em La Silla e os UVES, MUSE, ERIS, HAWK-I, e CUBES do Very Large Telescope. Delabre foi o projetista optico chefe de vários telescópios, incluindo o Extremely Large Telescope, para o qual inventou a elegante solução de cinco espelhos.

O prêmio foi atribuído a Delabre em reconhecimento do seu papel principal no projeto óptico de câmeras e espectrógrafos astronômicos nos últimos 40 anos. Ao longo da sua carreira no ESO, Delabre mostrou o que é trabalhar na vanguarda da evolução tecnológica, e contribuiu significativamente para a astronomia óptica e infravermelha realizada a partir do solo, o que beneficia toda a comunidade astronômica, tanto na Europa como no resto do mundo.

O prêmio será entregue em 27 de junho em Praga, durante a conferência da Semana Europeia de Astronomia e Ciências do Espaço (EWASS).

Links

Contatos

Peter Grimley
ESO Assistant Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6383
Email: pgrimley@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann17018

Imagens

Bernard Delabre
Bernard Delabre