Escolha o seu idioma:

Lua eclipsada, céu noturno magnífico

Um eclipse total da Lua é um espetáculo impressionante, mas além disso, dá-nos uma excelente oportunidade de observar um céu estrelado sem luar, ou seja, muito escuro. No Cerro Paranal, no deserto chileno do Atacama, um dos lugares mais remotos do mundo, a enorme distância a fontes de poluição luminosa faz com que o céu noturno se torne ainda mais espectacular durante um eclipse total da Lua.

Esta fotografia panorâmica, tirada pelo Embaixador Fotográfico do ESO Yuri Beletsky, mostra uma vista do céu estrelado sobre o local de acolhimento do Very Large Telescope do ESO (VLT) no Cerro Paranal, durante o eclipse total da Lua de 21 de dezembro de 2010. O disco avermelhado da Lua pode ser visto à direita na imagem, enquanto a Via Láctea cruza o céu em forma de arco. Podemos ver ainda outro brilho tênue, que rodeia o planeta Vênus no canto inferior esquerda da fotografia. Esta fenômeno, conhecido como luz zodiacal, é produzido pela reflexão da radiação solar na poeira que se encontra no plano dos planetas. É um brilho tão fraco que normalmente passa desapercebido, devido ao luar ou à poluição luminosa.

Durante um eclipse total da Lua, a sombra da terra bloqueia a luz que o Sol emite diretamente sobre a Lua. A Luz continua visível, de cor avermelhada, porque apenas os raios luminosos na ponta vermelha do espectro electromagnético conseguem chegar à Lua depois de serem redirigidos para lá pela atmosfera terrestre (as radiações azul e verde são dispersadas de modo mais eficaz).

Curiosamente a Lua, que aparece por cima de um dos Telescópios Principais do VLT (o Telescópio nº2), estava a ser observada pelo Telescópio nº1 nessa noite. Os Telescópios 1 e 2 são também conhecidos pelos nomes de Antu (que significa O Sol numa das línguas nativas do Chile, o mapuche) e Kueyen (A Lua), respectivamente.

Links

Crédito:

ESO/Y. Beletsky

Bookmark and Share

Sobre a imagem

Id:potw1119a
Idioma:pt-br
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:9 de Maio de 2011 às 10:00
Tamanho:10989 x 3000 px

Sobre o objeto

Nome:Moon, Panorama, Paranal
Tipo:• Solar System : Sky Phenomenon : Eclipse : Lunar
• Unspecified : Technology : Observatory
• X - Paranal

Zoom


Papéis de parede

1024x768
448,9 KB
1280x1024
753,1 KB
1600x1200
1,1 MB
1920x1200
1,3 MB
2048x1536
1,8 MB

Veja também