Admirando a Galáxia

É difícil, até para o astrônomo mais experiente, não parar por um momento no meio de um programa de observação vasto, para observar o rico e glorioso céu austral. Esta imagem é um auto-retrato tirado pelo astrônomo Alan Fizsimmons, que obteve esta fotografia entre sessões de observação no Observatório de La Silla do ESO.

Esta bela fotografia mostra o contraste entre uma simples figura, escura e parada, na Terra e o brilhante céu estrelado. Nesta imagem, o céu é dominado pelo enorme conjunto de estrelas e poeira que compõe o centro da Via Láctea, a nossa casa galática.

Os observatórios do ESO estão situados no deserto do Atacama, no norte do Chile, uma região com muito poucos habitantes, que combina noites muito escuras com condições atmosféricas extremamente límpidas, ambos factores necessários a observações de alta qualidade.

La Silla foi o primeiro observatório do ESO, inaugurado em 1969, onde estão instalados vários telescópios com espelhos cujos diâmetros vão até aos 3,6 metros. Com mais de 300 noites límpidas por ano, La Silla encontra-se muito bem posicionado para abrigar instrumentos de observação avançados, mas é também um local fabuloso para se parar um pouco e olhar para o céu.

O Alan submeteu esta fotografia no grupo Flickr Your ESO Pictures. O grupo Flickr é regularmente visto e as melhores fotografias seleccionadas para integrarem a nossa série Foto da Semana ou a nossa galeria de imagens.

Crédito:

ESO/A. Fitzsimmons

Sobre a imagem

Id:potw1320a
Idioma:pt-br
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:20 de Maio de 2013 às 10:00
Tamanho:3888 x 2592 px

Sobre o objeto

Nome:La Silla
Tipo:• Solar System : Sky Phenomenon : Night Sky : Milky Way
• Milky Way
• Unspecified : People : Other/General
• X - La Silla

Formatos de imagens

JPEG grande
2,8 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
333,3 KB
1280x1024
532,8 KB
1600x1200
751,2 KB

 

Veja também