Ondas no céu chileno

À primeira vista, esta imagem hipnotizante pode parecer mostrar ondas causadas por uma pedra lançada a um lago. No entanto, é o resultado do movimento aparente das estrelas no céu austral, em conjunto com alguma “magia” fornecida pelo fotógrafo. A imagem foi tirada no Cerro Armazones, o pico de uma montanha 3060 metros acima do nível do mar, que se situa na parte central do deserto do Atacama, nos Andes chilenos.

As linhas compridas e brilhantes são rastros de estrelas e cada uma delas marca o caminho de uma única estrela ao longo do céu noturno. Ao deixar o obturador da máquina fotográfica aberto durante um longo período de tempo, o movimento das estrelas, inperceptível a olho nu, é revelado. Tempos de exposição tão curtos como 15 minutos são o suficiente para obter este efeito, embora geralmente os fotógrafos profissionais combinem várias exposições para compor mais tarde a imagem final.

O fantástico número de rastros de estrelas nesta imagem, mostra também a incrível qualidade do céu noturno no Armazones: a atmosfera é extremamente límpida, não existindo nenhuma poluição luminosa graças à localização remota do topo da montanha. Esta é uma das razões que levou este local a ser escolhido para aí ser colocado o futuro maior olho no céu do mundo: o European Extremely Large Telescope (E-ELT).

Crédito:

ESO/S. Brunier

Bookmark and Share

Sobre a imagem

Id:potw1321a
Idioma:pt-br
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:27 de Maio de 2013 às 10:00
Tamanho:4256 x 2832 px

Sobre o objeto

Nome:Cerro Armazones
Tipo:• Unspecified : Technology : Observatory
• X - Paranal

Zoom


Papéis de parede

1024x768
562,0 KB
1280x1024
999,8 KB
1600x1200
1,5 MB

Veja também