O NTT gira como um pião

Esta imagem dinâmica mostra o New Technology Telescope (NTT) situado no observatório de La Silla do ESO, Chile. A forma distinta da cúpula do telescópio aparece desfocada pelo movimento, à medida que o telescópio gira para apontar ao alvo pretendido. A fotografia tem um tempo de exposição de 30 segundos.

Uma das primeiras coisas que se nota na imagem é que o edifício do telescópio tem uma peculiar forma angular da parte exterior, em vez da forma arredondada mais comum que as cúpulas costumam ter. Esta característica de design foi já extensamente copiada para outros telescópios, incluindo o Very Large Telescope do ESO, mas na altura em que o telescópio foi inaugurado em 1989, era uma grande inovação.

O design revolucionário do NTT tem por objetivo obter uma qualidade de imagem otimizada, por exemplo através da ventilação cuidadosamente controlada, que otimiza a passagem de ar pelo NTT, minimizando os efeitos de desfocagem causados pela turbulência do ar no interior. Na parte mais desfocada da imagem podemos distinguir as abas grandes que são uma parte crucial deste sistema.

Outra das componentes que foi bastante melhorada na altura da construção do NTT, é o seu espelho primário. Embora nunca tenha sido considerado particularmente grande, com os seus 3,58 metros de diâmetro, o seu design foi bastante inovador. O espelho é flexível e pode ser ajustado em tempo real para manter a forma perfeita, de modo a que nenhuma flexão possa perturbar a qualidade de imagem. O ESO e o NTT foram pioneiros no uso desta tecnologia, chamada ótica ativa, e que é agora utilizada de modo standard nos telescópios modernos.

Atualmente, o NTT tem dois instrumentos diferentes que os astrônomos utilizam para observar: o SOFI (diminutivo de Son of ISAAC - Filho de ISAAC, um instrumento mais antigo), que é um espectrógrafo e uma câmara que operam no infravermelho e o EFOSC2, um espectrógrafo e uma câmara concebidos para detectar objetos ténues.

O Observatório de La Silla situa-se na parte sul do deserto do Atacama, 600 quilômetros a norte de Santiago do Chile e a uma altitude de 2400 metros. Foi o primeiro observatório do ESO.

A imagem  foi obtida por Malte Tewes, um astrônomo da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça.

Malte submeteu esta fotografia ao grupo Flickr Your ESO Pictures. O grupo Flickr é regularmente revisto e as melhores fotografias selecionadas para integrarem a nossa popular série Fotografia da Semana ou a nossa galeria de imagens.

Links

Crédito:

ESO/M. Tewes

Bookmark and Share

Sobre a imagem

Id:potw1329a
Idioma:pt-br
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:22 de Julho de 2013 às 10:00
Tamanho:1581 x 1581 px

Sobre o objeto

Nome:La Silla, New Technology Telescope
Tipo:• Unspecified : Technology : Observatory : Telescope
• X - La Silla

Image Formats

JPEG grande
569,0 KB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
249,3 KB
1280x1024
368,1 KB
1600x1200
480,7 KB

Veja também