Notas de imprensa 2009

Assine a lista esonews
eso0930-pt-br — Foto de imprensa
Tripla Surpresa na Trífida
26 de Agosto de 2009: Hoje o ESO lançou uma nova imagem da Nebulosa Trífida, que mostra bem o porquê desta nebulosa ser uma das preferida dos astrónomos, tanto amadores como profissionais. Esta fábrica de estrelas de grande massa é assim chamada devido a bandas escuras de poeira que separam em três partes o seu coração brilhante, e é igualmente uma combinação rara de três tipos de nebulosas, revelando a fúria de estrelas recentemente formadas e pressagiando mais formação estelar.
eso0929-pt-br — Foto de imprensa
Uma Olhadela aos Berços Infernais de Sóis e Sistemas Solares
19 de Agosto de 2009: Imagens novas apresentadas hoje pelo ESO mostram o coração de uma nuvem cósmica, a RCW 38, repleta de estrelas e sistemas planetários a nascer. Aqui, estrelas titânicas gigantes bombardeiam jovens sóis e planetas com ventos poderosos e enormes quantidades de radiação, ajudadas nesta obra devastadora por estrelas massivas de curta duração, que explodem sob a forma de supernovas. Em alguns casos, esta devastação energética queima completamente a matéria que iria eventualmente formar novos sistemas planetários. Os cientistas pensam que o nosso Sistema Solar se formou dum ambiente tão dramático como este.
eso0928-pt-br — Foto de imprensa
Nebulosa com um Motor Duplo
5 de Agosto de 2009: O ESO acaba de lançar uma extraordinária imagem de um campo de estrelas na direcção da Constelação Carina. Esta imagem fantástica brilha devido à profusão de estrelas de todas as cores e brilhos, algumas das quais são vistas sobre um fundo de nuvens de poeira e gás. Uma estrela invulgar no centro, HD 87643, foi estudada de modo muito completo utilizando vários telescópios do ESO, incluindo o interferómetro do Very Large Telescope (VLTI). Rodeada por uma nebulosa complexa e extensa, que é o resultado de anteriores ejecções violentas de matéria, a estrela aparece com uma companheira. Interacções neste sistema duplo, rodeado por um disco de poeira, parecem ser a razão da existência da nebulosa.
eso0927-pt-br — Nota de imprensa científica
Imagens mais nítidas de sempre de Betelgeuse revelam como é que estrelas supergigantes perdem massa
29 de Julho de 2009: Utilizando diferentes técnicas de ponta no Very Large Telescope do ESO, duas equipas independentes de astrónomos obtiveram as imagens mais nítidas de sempre da estrela supergigante Betelgeuse. As imagens mostram que a estrela tem uma vasta pluma de gás quase tão grande como o nosso Sistema Solar e uma bolha gigante na sua superfície. Estas descobertas fornecem-nos pistas importantes no sentido de compreender como é que estas estrelas tão grandes perdem material a tão elevada taxa.
eso0926-pt-br — Foto de imprensa
Uma Águia de Proporções Cósmicas
16 de Julho de 2009: Hoje o ESO lançou uma nova e extraordinária imagem do céu em torno da Nebulosa da Águia, uma maternidade estelar, onde enxames de estrelas bebés esculpem enormes colunas de poeira e gás.
eso0925-pt-br — Foto de imprensa
Nova aguarela resplandecente da Nebulosa Omega
7 de Julho de 2009: A Nebulosa Omega, uma maternidade estelar, onde estrelas bebés iluminam e esculpem uma imensa fantasia em pastel de poeiras e gás, é revelada em toda a sua glória nesta nova imagem do ESO.
eso0924-pt-br — Foto de imprensa
O novo guia dos astrónomos para a Galáxia: o maior mapa de poeira fria revelado
1 de Julho de 2009: Os astrónomos apresentaram um novo atlas sem precedentes das regiões mais interiores da Via Láctea, a nossa galáxia, polvilhado de milhões de, anteriormente desconhecidos, nós densos de poeira fria cósmica – os potenciais locais de nascimento de novas estrelas. Com dados de observações do telescópio APEX, no Chile, este levantamento é o maior mapa de poeira fria alguma vez conseguido, e será certamente uma ferramenta indispensável para as observações a realizar com o futuro telescópio ALMA, assim como com o Herschel, o telescópio espacial da ESA recentemente lançado.
Mostrar 21 até 27 de 27