eso1112pt-br — Nota de imprensa institucional

Presidente da República Checa visita o Observatório do Paranal do ESO

7 de Abril de 2011

No dia 6 de Abril de 2011, o observatório do Paranal do ESO teve a honra de receber a visita do Presidente da República Checa, Václav Klaus e da sua esposa Livia Klausová. O casal aproveitou a oportunidade para admirar o Cerro Armazones, futuro local do telescópio E-ELT em fase de planejamento.

O Presidente Klaus visitou as instalações técnicas do observatório, estando presente quando se abriu a cúpula de um dos quatro telescópios de 8.2 metros do Very Large Telescope do ESO, para uma noite de observação no Cerro Paranal, o observatório óptico mais avançado do mundo.

“Estou encantado por receber o Presidente Klaus no Observatório do Paranal e poder mostrar-lhe pela primeira vez esta infraestrutura de vanguarda da astronomia mundial que o ESO concebeu, construiu e opera em prol da astronomia europeia,” disse o Diretor do ESO Tim de Zeeuw

O Presidente Klaus respondeu, “Estou bastante impressionado com a notável tecnologia que o ESO construiu aqui no meio do deserto. Os astrônomos checos fazem já uma boa utilização desta infraestrutura e esperamos agora que tanto a indústria checa como a comunidade científica do país contribuam para o futuro E-ELT.”

Da plataforma do VLT, o Presidente teve a oportunidade de vislumbrar o Cerro Armazones, assim como outras vistas impressionantes do deserto chileno do Atacama que rodeia o Paranal. Próximo do Cerro Paranal, o Armazones foi escolhido como local para o futuro E-ELT (veja eso1018). O ESO aguarda aprovação dos seus orgãos governamentais, prevista para o final de 2011, para a construção do E-ELT, um projecto de um bilhão de euros. Espera-se que a construção comece em 2012, estando o início das operações previsto para o início da próxima década.

O Presidente Klaus fez-se acompanhar pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, Karel Schwarzenberg, o embaixador checo no Chile, Zdenek Kubánek, dignatários do governo e uma delegação industrial checa. O grupo foi recebido no Paranal pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, o representante do ESO no Chile, Massimo Tarenghi, o Diretor de Operações, Andreas Kaufer e Jan Palous, o representante checo no Conselho do ESO.

Depois da abertura dos telescópios, o Presidente Klaus teve a oportunidade de desfrutar do magnifico pôr-de-sol sobre o Oceano Pacífico a partir da plataforma do VLT. Seguidamente, visitou a sala de controle do VLT, de onde são operados os quatro telescópios e o interferômetro do VLT (VLTI). Neste local, o Presidente tomou parte do início das observações a partir da console de um dos telescópios que compõem o VLT.

Mais Informações

O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a pesquisa em astronomia e é o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação nas pesquisas astronômicas. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astroôómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. O ESO está planejando o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Links

Contatos

Gustavo Rojas
Universidade Federal de São Carlos
São Carlos - SP, Brasil
Tel.: 551633519795
e-mail: grojas@ufscar.br

Massimo Tarenghi
ESO Representative in Chile
Santiago, Chile
Tel.: +56 2 463 3143
e-mail: mtarengh@eso.org

Gonzalo Argandoña
ESO education and Public Outreach Department
Santiago, Chile
Tel.: +56 2 463 3258
Cel.: +56 9 9 829 4202
e-mail: gargando@eso.org

Douglas Pierce-Price
Public Information Officer
Garching, Germany
Tel.: +49 89 3200 6759
e-mail: dpiercep@eso.org

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1112, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contato local para a imprensa. O representante brasileiro é Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos. A nota de imprensa foi traduzida por Margarida Serote (Portugal) e adaptada para o português brasileiro por Gustavo Rojas.
Bookmark and Share

Sobre a nota de imprensa

No. da notícia:eso1112pt-br
Nome:ESO Director General, Paranal, President, Very Large Telescope
Tipo:• X - People and Events
• X - Paranal

Imagens

President of the Czech Republic, Václav Klaus, visiting ESO's Paranal Observatory
President of the Czech Republic, Václav Klaus, visiting ESO's Paranal Observatory
somente em inglês
President of the Czech Republic, Václav Klaus, visiting ESO's Paranal Observatory
President of the Czech Republic, Václav Klaus, visiting ESO's Paranal Observatory
somente em inglês

Veja também