eso1140pt-br — Nota de imprensa institucional

Construída réplica em escala do espelho do maior telescópio do mundo para o Dia Aberto do ESO

17 de Outubro de 2011

No sábado 15 de Outubro o Observatório Europeu do Sul abriu ao público as portas da sua sede em Garching bei Munchen, Alemanha. Durante todo o dia, milhares de visitantes tiveram a oportunidade de construir uma réplica em escala do espelho do maior telescópio do mundo em fase de planejamento - o European Extremely Large Telescope (E-ELT) - e de experimentar muitos outras atividades relacionadas com o trabalho do ESO.

Cerca de 3100 visitantes estiveram na sede do ESO no sábado, interessados em saber mais sobre as infraestruturas de vanguarda do ESO e respectivos resultados científicos. Os participantes do Dia Aberto do ESO 2011 tiveram uma enorme variedade de atividades por onde escolher. O ponto alto do dia foi sem dúvida a construção de um espelho fictício para o European Extremely Large Telescope (E-ELT), atividade que deu aos participantes a oportunidade única de tomarem consciência da verdadeira dimensão do maior olho no céu do mundo. Os entusiasmados visitantes fizeram fila para colocarem 798 pedaços de cartão em forma de hexágonos com cerca de 1,4 metros de um lado ao outro nas suas posições correspondentes. Utilizando cavilhas e um esquema do espelho desenhado no chão, os visitantes colocaram os hexágonos de maneira a formarem o gigantesco espelho. Simultaneamente, a construção foi filmada a partir do telhado do edifício. Uma vez acabado, o espelho, colocado junto à sede do ESO, media 39,3 metros de um lado ao outro e ocupava uma área total de quase 1000 metros quadrados.

O auditório do ESO ofereceu diversas palestras sobre tópicos atuais de astronomia. Também a partir do auditório estabeleceram-se várias ligações ao observatório do Paranal, no Chile, o que deu às pessoas a oportunidade de dialogarem ao vivo com os astrônomos do ESO que trabalham no Paranal. Pais e crianças apreciaram as suas fotografias tiradas em infravermelho e foram feitas observações do Sol através de telescópios. Entre várias atividades divertidas, os visitantes puderam escrever postais a partir dos confins do Universo para as suas famílias e amigos - postais esses que serão enviados pelo ESO -  e viajaram por entre as estrelas no planetário Skyslan e com o programa Stellarium.

Estiveram patentes ao público três exposições sobre os observatórios do ESO: o Very Large Telescope (VLT), o Atacama Large Millimeter/submillimiter Array (ALMA) e o European Extremely Large Telescope (E-ELT). Os visitantes puderam ver protótipos de componentes para o E-ELT, incluindo um espelho gigante deformável, e puderam também controlar um segmento real do espelho primário do E-ELT. Fizeram ainda uma visita virtual pelo E-ELT e conduziram virtualmente um enorme transportador de antenas ALMA.

O Grupo de Caridade do ESO preparou um buffet de cozinha internacional com a ajuda do pessoal do ESO. O dinheiro angariado na venda dos diversos pratos confecionados será doado para ajudar crianças no Chile.

Este evento fez parte do Dia Aberto 2011 organizado por muitas institutos no Campus acadêmico de Garching. Para mais informações acerca das diversas atividades realizadas acesse este link.

O ESO, o Observatório Europeu do Sul, é a mais importante organização europeia intergovernamental para a pesquisa em astronomia e é o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação nas pesquisas astronômicas. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astroôómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. O ESO está planejando o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

ESO, Community Coordinator
Cel.: +40 724024625
e-mail: osandu@eso.org

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1140, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contato local para a imprensa. O representante brasileiro é Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos. A nota de imprensa foi traduzida por Margarida Serote (Portugal) e adaptada para o português brasileiro por Gustavo Rojas.

Nome:ESO HQ Garching, European Extremely Large Telescope, Exhibition