eso1224pt-br — Nota de imprensa institucional

O Rei da Espanha visita o Observatório do Paranal do ESO

7 de Junho de 2012

Na quarta-feira dia 6 de Junho Sua Majestade o Rei da Espanha, Juan Carlos I, visitou o Observatório do Paranal do ESO, onde se encontrou com os Presidentes do Chile, Colômbia, México e Peru, assim como com outras autoridades, que estavam presentes no Paranal para a IV Cúpula da Aliança do Pacífico.

O Rei da Espanha chegou na quarta-feira dia 6 de Junho ao Observatório do Paranal, onde foi recebido pelo Presidente do Conselho do ESO, Xavier Barcons, pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, pelo Representante do ESO no Chile, Massimo Tarenghi e pelo Diretor do Observatório, Andreas Kaufer.

"Estamos radiantes por acolher Vossa Majestade no Paranal e oferecer-lhe a nossa hospitalidade, aqui no meio do deserto chileno do Atacama," disse Tim de Zeeuw.

Este local deserto, - um dos mais secos do planeta, a uma altitude de 2600 metros - o Paranal, é um dos melhores sítios na Terra para realizar observações científicas do Universo. Com os quatro telescópios de 8,2 metros e os quatros Telescópios Auxiliares de 1,8 metros do Very Large Telescope do ESO, e os telescópios de rastreio VST e VISTA, o Paranal é o observatório astronômico terrestre mais produtivo do mundo.

O Rei almoçou com os Presidentes do Chile, Colômbia, México e Peru, assim como com autoridades da Costa Rica, Panamá, Canadá, Japão e Austrália, após a IV Cúpula da Aliança do Pacífico, que teve lugar no Paranal (ver eso1223 para mais informações sobre a cúpula).

O Ministro das Relações Exteriores e Cooperação espanhol, José Manuel García-Margallo, que fazia parte da delegação do Rei, encontrou-se também com Xavier Barcon, para falarem brevemente sobre o papel da Espanha no ESO.

O Rei veio ao Paranal no seu último dia de visita oficial à América do Sul, onde visitou o Brasil e o Chile, antes de regressar a Espanha.

Nos últimos meses, vários membros de famílias reais visitaram o Observatório do Paranal e os seus céus escuros, incluindo o Príncipe das Astúrias, filho de Juan Carlos I e o Príncipe Philippe da Bélgica. Esta é, no entanto, a primeira vez que um monarca reinante visita o observatório desde a sua inauguração.

O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário da fundação do Observatório Europeu do Sul (ESO). O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a pesquisa em astronomia e é o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação nas pesquisas astronômicas. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronômico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. O ESO está planejando o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 39 metros que observará na banda do visível e infravermelho próximo. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Nota de Imprensa do ESO sobre a visita presidencial para a IV Cimeira da Aliança do Pacífico
Informação sobre o ESO e a Espanha

São Carlos - SP, Brazil

Tel.: +49-89-3200-6761
Cel.: +49-173-3872-621
e-mail: lars@eso.org

e-mail: mtarengh@eso.org

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1224, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contato local para a imprensa. O representante brasileiro é Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos. A nota de imprensa foi traduzida por Margarida Serote (Portugal) e adaptada para o português brasileiro por Gustavo Rojas.

Nome:Site visit