Escolha o seu idioma:
Deutsch Deutsch italiano Nederlands Português español English Íslenska polski Türkçe
Bringing news from across the Universe to children all around the world

As Gomas mai"O"res do Universo!

26 de Julho de 2012

O Universo no que toca à variedade de estrelas que contém é como uma loja de gomas. A cor de uma estrela, dá aos astrónomos informações sobre a massa e a temperatura da sua superfície. As estrelas mais quentes e de maior massa são azuis, enquanto as mais frias e leves são vermelhas. (Este é o oposto de como usamos azul e vermelho para quente e frio no nosso quotidiano, tal como nas torneiras da água e previsões do tempo.) 

Desde a mais quente para mais fria, as estrelas são colocadas num dos seguintes grupos: OBAFGK e M. O nosso Sol é uma estrela mediana do tipo- G. Como se pode reparar, a ordem destes grupos não é alfabética. Para ajudar a lembrar a ordem há um truque fácil em Inglês: a frase "OBA Fine Girl / Guy, Kiss Me". (Sê um/uma bom/boa rapaz/rapariga beija-me.)

Recentemente, uma equipa internacional de astrónomos, observou 71 estrelas do tipo -O, as gomas gigantes da loja de doces do Universo. A partir da sequência, pode ver que essas estrelas são escaldantes. Até recentemente, os astrónomos pensaram que a maioria das estrelas do tipo- O vivia longe dos seus vizinhos mais próximos. No entanto, a nova pesquisa mostrou que cerca de 3 em cada 4 dessas estrelas vive muito perto de outra estrela. Na verdade, cerca de 1 em cada 3 estão tão perto que se irão fundir numa única estrela! 

Seja criativo: Gostaríamos de ver as suas sugestões para uma frase simples no seu idioma para ajudar a lembrar a ordem dos grupos de estrelas, desde a mais quente à mais fria (O, B, A, F, G, K e M). Por favor envie-nos as suas ideias para info@unawe.org, juntamente com o seu nome (ou o nome da escola para os esforços do grupo), idade e país.

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1230.