eso1715pt-br — Nota de imprensa institucional

Moldagem do espelho secundário do ELT bem sucedida

O maior espelho convexo já fabricado

22 de Maio de 2017

A moldagem do bloco para o espelho secundário do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO acaba de ser executada pela SCHOTT, em Mainz, na Alemanha. O espelho final terá 4,2 metros de diâmetro e pesará 3,5 toneladas. Será o maior espelho secundário já utilizado num telescópio, sendo também o maior espelho convexo já fabricado.

Quando vir a sua primeira luz em 2024, o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO de 39 metros será o maior telescópio do seu tipo já construído. Atingiu-se agora um novo marco na sua construção com a moldagem do bloco de material que constituirá o espelho secundário (M2) do telescópio, espelho este que é maior que muitos dos espelhos primários dos telescópios atuais.

O espelho bruto consiste num bloco de material — neste caso vidro-cerâmica Zerodur® [1] — que será depois moldado e polido para tornar-se o espelho final. Em janeiro de 2017, o ESO concedeu à SCHOTT um contrato para a moldagem do bloco do M2 (eso1704). O ESO tem colaborado de modo bastante produtivo com esta companhia, que já tinha moldado também os blocos para os espelhos primários de 8,2 metros do Very Large Telescope, instalado no Observatório do Paranal do ESO (ann12015). Um fabricante de produtos astronômicos excepcionais de altíssima qualidade, a já SCHOTT entregou os blocos moldados para os espelhos finos deformáveis que constituirão o espelho quaternário do ELT, o M4 (ann15055), e fará também a moldagem do bloco para o espelho terciário M3.

Durante o próximo ano, o bloco moldado do espelho secundário irá passar por um longo processo de resfriamento, trabalho de usinagem e uma série de tratamentos térmicos. Só depois estará pronto para ser moldado na sua forma final e polido. A companhia francesa Safran Reosc realizará esta tarefa, assim como executará testes adicionais (ann16045). O bloco do espelho será moldado e polido com uma precisão de 15 nanometros (25 milionésimos de milímetro) em toda a sua superfície óptica.

Quando estiver pronto e instalado, o espelho M2 ficará pendurado de cabeça para baixo por cima do enorme espelho primário do telescópio, formando o segundo elemento do inovador sistema óptico de 5 espelhos do ELT. O M2 é bastante curvo e asférico, o que faz com que sua fabricação e testes constituam um enorme desafio.

[1] Originalmente desenvolvido para telescópios astronômicos no final dos anos 1960, o Zerodur® é um material que não apresenta praticamente nenhuma expansão térmica, mesmo quando submetido a enormes flutuações de temperatura. É também altamente resistente em termos químicos e pode ser polido com elevado grau de acabamento. Muitos telescópios que utilizam espelhos de Zerodur® têm operado de forma bem sucedida ao longo das últimas décadas, incluindo o Very Large Telescope do ESO, no Chile.

e-mail: mcayrel@eso.org

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1715, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contato local para a imprensa. O representante brasileiro é Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos. A nota de imprensa foi traduzida por Margarida Serote (Portugal) e adaptada para o português brasileiro por Gustavo Rojas.

Nome:Extremely Large Telescope