Notas de Imprensa

Assine a lista esonews
eso1224pt-br — Nota de imprensa institucional
O Rei da Espanha visita o Observatório do Paranal do ESO
7 de Junho de 2012: Na quarta-feira dia 6 de Junho Sua Majestade o Rei da Espanha, Juan Carlos I, visitou o Observatório do Paranal do ESO, onde se encontrou com os Presidentes do Chile, Colômbia, México e Peru, assim como com outras autoridades, que estavam presentes no Paranal para a IV Cúpula da Aliança do Pacífico.
eso1223pt-br — Nota de imprensa institucional
IV Cúpula da Aliança do Pacífico no Observatório do Paranal do ESO
6 de Junho de 2012: Os presidentes do Chile, Colômbia, México e Peru encontraram-se hoje no Observatório do Paranal do ESO no deserto do Atacama, Chile, tendo tido a oportunidade de observar em primeira mão os telescópios e tecnologia de vanguarda do observatório mais emblemático do ESO. Os presidentes reuniram-se no Paranal para a IV Cúpula da Aliança do Pacífico, durante a qual o Tratado Constitutivo da Aliança foi ratificado.
ALMA vira seus olhos para Centaurus A
31 de Maio de 2012: Uma nova imagem do centro da galáxia peculiar Centaurus A, obtida com o Atacama Large Millimeter/submillimiter Array (ALMA), mostra como este novo observatório permite aos astrônomos observar através das opacas camadas de poeira que obscurecem o centro da galáxia, com uma qualidade nunca antes alcançada. O ALMA está atualmente em fase preliminar de observações científicas, já que se encontra ainda em construção. No entanto, já é o telescópio mais potente do seu gênero. O observatório acaba de emitir uma Chamada de Propostas para o seu próximo ciclo de observações, durante o qual o telescópio, em crescimento, terá ainda mais capacidades.
Um olhar profundo em Centaurus A
16 de Maio de 2012: Esta nova imagem do Observatório Europeu do Sul mostra a estranha galáxia Centaurus A. Com um tempo total de exposição de mais de 50 horas, esta é provavelmente a imagem mais profunda já criada deste espetacular e incomum objeto. A imagem foi produzida com o instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, instalado no Observatório de La Silla do ESO, no Chile.
VISTA observa uma enorme “bola” de estrelas
9 de Maio de 2012: Uma nova imagem do aglomerado estelar Messier 55, obtida com o telescópio de rastreio infravermelho VISTA, mostra dezenas de milhares de estrelas amontoadas como um enxame de abelhas. Além de estarem todas confinadas num espaço relativamente pequeno, estas estrelas encontram-se também entre as mais velhas do Universo. Os astrônomos estudam Messier 55 e outros objetos antigos, chamados aglomerados globulares, no intuito de compreenderem como é que as galáxias evoluem e as estrelas envelhecem.
Peneirando Poeira Cósmica próximo do Cinturão de Órion
2 de Maio de 2012: Uma nova imagem da região que rodeia a nebulosa de reflexão Messier 78, situada a norte do Cinturão de Órion, mostra nuvens de poeira cósmica entrelaçadas na nebulosa tal qual um colar de pérolas. As observações, obtidas com o Atacama Pathfinder Experiment (APEX) [1], utilizam o brilho de calor dos grãos de poeira interestelar para mostrar aos astrônomos onde novas estrelas estão se formando.
Um aglomerado dentro de um aglomerado
25 de Abril de 2012: Esta nova imagem, obtida com o instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, instalado no Observatório de La Silla, no Chile, mostra o aglomerado estelar NGC 6604. Este aglomerado é muitas vezes ignorado devido ao seu vizinho próximo e mais proeminente, a nebulosa da Águia. No entanto, o enquadramento desta imagem, que coloca o aglomerado estelar no meio de uma paisagem de nuvens de gás e poeira, mostra como o NGC 6604 é, por si só, um objeto bonito.
Um duro golpe nas teorias sobre a Matéria Escura?
18 de Abril de 2012: O estudo mais preciso até o momento sobre os movimentos de estrelas na Via Láctea não mostrou evidências da existência de grandes quantidades de matéria escura na vizinhança do Sol. De acordo com as teorias geralmente aceitas, a vizinhança do Sol deveria estar cheia de matéria escura, a matéria invisível misteriosa que só pode ser detectada de modo indireto pela força gravitacional que exerce. No entanto, um novo estudo de uma equipe de astrônomos no Chile descobriu que estas teorias não explicam os dados observados, o que pode significar que tentativas de detectar diretamente partículas de matéria escura na Terra dificilmente serão bem sucedidas.
ALMA revela o funcionamento de um sistema planetário próximo
12 de Abril de 2012: Um novo observatório ainda em construção forneceu aos astrônomos importantes pistas na compreensão de um sistema planetário próximo, no sentido de sabermos como é que estes sistemas se formam e evoluem. Os astrônomos utilizaram o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) e descobriram que os planetas que orbitam a estrela Fomalhaut são muito menores do que o inicialmente suposto. Este é o primeiro resultado científico publicado correspondente ao primeiro período de observações científicas do ALMA abertas aos astrônomos de todo o mundo.
eso1215pt-br — Nota de imprensa institucional
ESO expande a sua Sede
4 de Abril de 2012: O Observatório Europeu do Sul (ESO) contratou arquitetos da Auer+Weber para desenharem uma extensão da sua Sede em Garching bei München, Alemanha. O estilo inovador do novo edifício de escritórios ajudará a abrigar o número crescente de pessoal que trabalha em Garching e será o berço das inovações tecnológicas necessárias aos ambiciosos projetos do ESO, tais como o European Extremely Large Telescope. Com o término da construção previsto para o final de 2013, a nova Sede do ESO contribuirá muito para o desenvolvimento do campus de pesquisa em Garching.
Bilhões e bilhões de planetas rochosos nas zonas habitáveis em torno de estrelas anãs vermelhas na Via Láctea
28 de Março de 2012: Um novo resultado do instrumento HARPS, o descobridor de planetas do ESO, mostra que os planetas rochosos não muito maiores que a Terra são bastante comuns nas zonas habitáveis em torno das estrelas vermelhas de baixa luminosidade. Uma equipe internacional de astrônomos estimou que existem dezenas de bilhões de tais planetas só na nossa galáxia, a Via Láctea, e provavelmente cerca de uma centena na vizinhança imediata do Sol. Esta é a primeira medição direta da frequência de super-Terras em torno de anãs vermelhas, as quais constituem cerca de 80% de todas as estrelas da Via Láctea.
VISTA observa as profundezas do Cosmos
21 de Março de 2012: O telescópio VISTA do ESO criou a maior imagem de campo profundo do céu no infravermelho. Esta nova imagem de uma região comum do céu foi obtida no âmbito do rastreio UltraVISTA e revela mais de 200 mil galáxias. É apenas parte de uma enorme coleção de imagens completamente processadas de todos os rastreios VISTA, que foram colocadas à disposição de todos os astrônomos do mundo pelo ESO. O UltraVISTA é um baú do tesouro que está sendo utilizado no âmbito do estudo de galáxias distantes no Universo primordial, assim como em muitos outros projetos científicos.
Os hábitos alimentares das galáxias adolescentes
14 de Março de 2012: Novas observações obtidas com o Very Large Telescope do ESO estão contribuindo de forma significativa para a compreensão de como crescem as galáxias adolescentes. No maior levantamento já feito sobre estes objetos, os astrônomos descobriram que as galáxias alteram os seus hábitos alimentares durante os anos da adolescência - o período que vai desde os 3 aos 5 bilhões de anos depois do Big Bang. No início desta fase, correntes de gás eram o lanche preferido, enquanto que mais tarde as galáxias cresceram principalmente devido a canibalismo de outras galáxias menores.
Um encontro de galáxias
7 de Março de 2012: O VLT Survey Telescope (VST), instalado no Observatório do Paranal do ESO, no Chile, obteve imagens de um conjunto de galáxias em interação no aglomerado de galáxias de Hércules. A nitidez da nova imagem e as centenas de galáxias obtidas com grande detalhe em menos de três horas de observação, mostram bem a grande capacidade do VST, e da sua enorme câmera OmegaCAM, para explorar o Universo próximo.
VLT redescobre a vida na Terra
29 de Fevereiro de 2012: Ao observar a Lua com o Very Large Telescope do ESO, astrônomos encontraram evidências de vida no Universo - na Terra. Encontrar vida no nosso planeta pode parecer algo trivial, mas a técnica inovadora utilizada por uma equipe internacional pode levar a futuras descobertas de vida em outros locais do Universo. O trabalho foi apresentado em um artigo científico que será publicado a 1 de Março de 2012 na revista Nature.
APEX observa nuvens escuras no Touro
15 de Fevereiro de 2012: Uma nova imagem do telescópio APEX (Atacama Pathfinder Experiment), situado no Chile, mostra um filamento sinuoso de poeira cósmica com mais de dez anos-luz de comprimento. No seu interior estão escondidas estrelas recém-nascidas, e nuvens densas de gás preparam-se para colapsar e formar ainda mais estrelas. Esta é uma das regiões de formação estelar mais próximas de nós. Os grãos de poeira cósmica são tão frios que são necessárias observações no comprimento de onda do milímetro, tais como estas obtidas com a câmera LABOCA montada no APEX, para podermos detectar o seu brilho tênue.
VLT obtém a imagem infravermelha mais detalhada da Nebulosa Carina
8 de Fevereiro de 2012: O Very Large Telescope do ESO captou a imagem no infravermelho mais detalhada conseguida até agora da Nebulosa Carina, uma maternidade estelar. Muitas estruturas previamente escondidas e espalhadas pela espetacular paisagem celeste de gás, poeira e estrelas jovens, são agora visíveis. Esta é uma das imagens mais extraordinárias obtidas pelo VLT.
Um Bolsão de Formação Estelar
1 de Fevereiro de 2012: Esta nova imagem mostra uma maternidade estelar chamada NGC 3324. Foi obtida com o instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros instalado no Observatório de La Silla no Chile. A intensa radiação ultravioleta emitida por várias das estrelas jovens quentes da NGC 3324 faz com que a nuvem de gás brilhe com cores vivas ao mesmo tempo que escava uma cavidade no gás e poeira ao seu redor.
As galáxias de maior massa que existem atualmente tiveram vidas muito ativas no passado
25 de Janeiro de 2012: Utilizando o telescópio APEX, uma equipe de astrônomos descobriu a melhor relação encontrada até hoje entre os mais intensos episódios de formação estelar no Universo primordial e as galáxias de maior massa que se observam atualmente. As galáxias, em pleno crescimento devido a fortes episódios de formação estelar no Universo primitivo, viram o nascimento de novas estrelas parar abruptamente, deixando-as como galáxias de elevada massa - mas passivas - com estrelas a envelhecer no Universo atual. Os astrônomos pensam ter encontrado o provável culpado desta súbita parada na formação estelar: o surgimento de buracos negros supermassivos.
A Hélice em Novas Cores
19 de Janeiro de 2012: O telescópio VISTA do ESO instalado no Observatório do Paranal no Chile, obteve esta bela imagem da Nebulosa da Hélice. Esta fotografia tirada no infravermelho revela filamentos de gás frio nebular, que seriam invisíveis em imagens obtidas no óptico, ao mesmo tempo que nos mostra um fundo rico em estrelas e galáxias.
Mostrar 121 até 140 de 274