Notas de Imprensa

Subscribe to receive news from ESO in your language!
eso1212pt-br — Nota de imprensa científica
Os hábitos alimentares das galáxias adolescentes
14 de Março de 2012: Novas observações obtidas com o Very Large Telescope do ESO estão contribuindo de forma significativa para a compreensão de como crescem as galáxias adolescentes. No maior levantamento já feito sobre estes objetos, os astrônomos descobriram que as galáxias alteram os seus hábitos alimentares durante os anos da adolescência - o período que vai desde os 3 aos 5 bilhões de anos depois do Big Bang. No início desta fase, correntes de gás eram o lanche preferido, enquanto que mais tarde as galáxias cresceram principalmente devido a canibalismo de outras galáxias menores.
Um encontro de galáxias
7 de Março de 2012: O VLT Survey Telescope (VST), instalado no Observatório do Paranal do ESO, no Chile, obteve imagens de um conjunto de galáxias em interação no aglomerado de galáxias de Hércules. A nitidez da nova imagem e as centenas de galáxias obtidas com grande detalhe em menos de três horas de observação, mostram bem a grande capacidade do VST, e da sua enorme câmera OmegaCAM, para explorar o Universo próximo.
eso1210pt-br — Nota de imprensa científica
VLT redescobre a vida na Terra
29 de Fevereiro de 2012: Ao observar a Lua com o Very Large Telescope do ESO, astrônomos encontraram evidências de vida no Universo - na Terra. Encontrar vida no nosso planeta pode parecer algo trivial, mas a técnica inovadora utilizada por uma equipe internacional pode levar a futuras descobertas de vida em outros locais do Universo. O trabalho foi apresentado em um artigo científico que será publicado a 1 de Março de 2012 na revista Nature.
APEX observa nuvens escuras no Touro
15 de Fevereiro de 2012: Uma nova imagem do telescópio APEX (Atacama Pathfinder Experiment), situado no Chile, mostra um filamento sinuoso de poeira cósmica com mais de dez anos-luz de comprimento. No seu interior estão escondidas estrelas recém-nascidas, e nuvens densas de gás preparam-se para colapsar e formar ainda mais estrelas. Esta é uma das regiões de formação estelar mais próximas de nós. Os grãos de poeira cósmica são tão frios que são necessárias observações no comprimento de onda do milímetro, tais como estas obtidas com a câmera LABOCA montada no APEX, para podermos detectar o seu brilho tênue.
VLT obtém a imagem infravermelha mais detalhada da Nebulosa Carina
8 de Fevereiro de 2012: O Very Large Telescope do ESO captou a imagem no infravermelho mais detalhada conseguida até agora da Nebulosa Carina, uma maternidade estelar. Muitas estruturas previamente escondidas e espalhadas pela espetacular paisagem celeste de gás, poeira e estrelas jovens, são agora visíveis. Esta é uma das imagens mais extraordinárias obtidas pelo VLT.
Um Bolsão de Formação Estelar
1 de Fevereiro de 2012: Esta nova imagem mostra uma maternidade estelar chamada NGC 3324. Foi obtida com o instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros instalado no Observatório de La Silla no Chile. A intensa radiação ultravioleta emitida por várias das estrelas jovens quentes da NGC 3324 faz com que a nuvem de gás brilhe com cores vivas ao mesmo tempo que escava uma cavidade no gás e poeira ao seu redor.
eso1206pt-br — Nota de imprensa científica
As galáxias de maior massa que existem atualmente tiveram vidas muito ativas no passado
25 de Janeiro de 2012: Utilizando o telescópio APEX, uma equipe de astrônomos descobriu a melhor relação encontrada até hoje entre os mais intensos episódios de formação estelar no Universo primordial e as galáxias de maior massa que se observam atualmente. As galáxias, em pleno crescimento devido a fortes episódios de formação estelar no Universo primitivo, viram o nascimento de novas estrelas parar abruptamente, deixando-as como galáxias de elevada massa - mas passivas - com estrelas a envelhecer no Universo atual. Os astrônomos pensam ter encontrado o provável culpado desta súbita parada na formação estelar: o surgimento de buracos negros supermassivos.
A Hélice em Novas Cores
19 de Janeiro de 2012: O telescópio VISTA do ESO instalado no Observatório do Paranal no Chile, obteve esta bela imagem da Nebulosa da Hélice. Esta fotografia tirada no infravermelho revela filamentos de gás frio nebular, que seriam invisíveis em imagens obtidas no óptico, ao mesmo tempo que nos mostra um fundo rico em estrelas e galáxias.
eso1204pt-br — Nota de imprensa científica
População de planetas é numerosa
11 de Janeiro de 2012: Uma equipe internacional, que inclui três astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO), utilizou a técnica de microlente gravitacional para determinar quão comuns são os planetas na Via Láctea. Após uma busca que durou seis anos e onde se observaram milhões de estrelas, a equipe concluiu que os planetas em torno de estrelas são a regra e não a exceção. Os resultados serão publicados na revista Nature a 12 de Janeiro de 2012.
eso1203pt-br — Nota de imprensa científica
El Gordo - Um aglomerado de galáxias “gordo” e distante
10 de Janeiro de 2012: Um aglomerado de galáxias jovem extremamente quente e de elevada massa - o maior já observado no Universo longínquo - foi estudado por uma equipe internacional de astrônomos que utilizou o Very Large Telescope (VLT) do ESO, instalado no deserto do Atacama no Chile, juntamente com o Observatório de raios-X Chandra da NASA e o Atacama Cosmology Telescope. Os novos resultados são anunciados no dia 10 de Janeiro de 2012 no Encontro da Sociedade Astronômica Americana, que se realiza em Austin, Texas.
O ESO celebra 50 anos de descobertas astronómicas
5 de Janeiro de 2012: O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário do Observatório Europeu do Sul (ESO), a mais importante organização intergovernamental para a investigação em astronomia do mundo. O ano do aniversário dá-nos a oportunidade de olhar para trás no tempo, lembrando a história do ESO e celebrando os avanços científicos e tecnológicos, ao mesmo tempo que também olhamos em frente para os próximos programas extremamente ambiciosos. O ESO está a planear diversas atividades interessantes a serem realizadas ao longo de todo ano.
O núcleo rosa e esfumaçado da Nebulosa Ômega
4 de Janeiro de 2012: A nova imagem da Nebulosa Ômega, obtida pelo Very Large Telescope do ESO (VLT) é uma das imagens mais nítidas deste objeto, captada a partir do solo. A imagem mostra as regiões centrais rosadas e esfumaçadas desta famosa maternidade de estrelas e revela com um detalhe extraordinário a paisagem cósmica composta por nuvens de gás, poeira e estrelas recém-nascidas.
O Cometa de Natal Lovejoy é observado no Observatório Paranal
24 de Dezembro de 2011: O recém-descoberto cometa Lovejoy aparece em uma série de excelentes fotografias e vídeos tiradas no Observatório do Paranal do ESO, Chile. O cometa apareceu no céu austral depois de sobreviver de forma inesperada a um encontro próximo com o Sol.
Uma galáxia transbordando de novas estrelas
15 de Dezembro de 2011: O telescópio de rastreio VST (sigla do inglês VLT Survey Telescope) capturou uma bonita imagem da galáxia espiral NGC 253. Esta nova fotografia é provavelmente a imagem de grande campo mais detalhada já vez obtida deste objeto e seus arredores. Demonstra que o VST, o mais recente telescópio instalado no Observatório do Paranal do ESO, consegue obter imagens que são, ao mesmo tempo, de campo largo e extremamente nítidas.
eso1151pt-br — Nota de imprensa científica
O Jantar de um Buraco Negro Aproxima-se a Grande Velocidade
14 de Dezembro de 2011: Utilizando o Very Large Telescope do ESO, uma equiea de astrônomos descobriu uma nuvem de gás, com várias vezes a massa da Terra, a aproximar-se rapidamente do buraco negro situado no centro da Via Láctea. Esta é a primeira vez que uma nuvem “condenada” é observada em aproximação a um buraco negro supermassivo. Os resultados serão publicados a 5 de Janeiro de 2012 na revista Nature.
E-ELT mais próximo de se tornar uma realidade
9 de Dezembro de 2011: O órgão governativo do Observatório Europeu do Sul, o Conselho do ESO, aprovou o orçamento do ESO para 2012, orçamento esse que inclui já trabalho de preparação da estrada que leva ao local do E-ELT no Cerro Armazones e desenvolvimento inicial de alguns componentes ópticos bastante complexos para o telescópio. Com alguns dos países membros do ESO já comprometidos em financiar parte dos custos adicionais relativos ao projeto, espera-se a aprovação final de todo programa E-ELT para meados de 2012.
Príncipe Philippe da Bélgica lidera uma delegação industrial em visita aos locais do ESO no Chile
8 de Dezembro de 2011: O príncipe herdeiro da Bélgica visitou o Observatório do Paranal do ESO, acompanhado por uma delegação empresarial em busca de futuras oportunidades para a indústria europeia, no âmbito do projeto do ESO, o European Extremely Large Telescope.
eso1148pt-br — Nota de imprensa científica
Estrela Vampira Revela os Seus Segredos
7 de Dezembro de 2011: Astrônomos obtiveram as melhores imagens até o momento de uma estrela que perdeu a maior parte da sua matéria devido a uma companheira vampira. Ao combinar a luz captada por quatro telescópios instalados no Observatório do Paranal do ESO, os astrônomos criaram um telescópio virtual de 130 metros de diâmetro, capaz de observar com uma nitidez 50 vezes superior ao Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. Surpreendentemente, os novos resultados mostram que a transferência de matéria de uma estrela para a outra neste sistema duplo é mais suave do que o que seria de esperar.
eso1147pt-br — Nota de imprensa científica
VLT Encontra a Estrela em Rotação Mais Rápida
5 de Dezembro de 2011: O Very Large Telescope do ESO descobriu a mais rápida estrela em rotação encontrada até agora. Esta estrela jovem e brilhante de elevada massa situa-se na nossa galáxia vizinha, a Grande Nuvem de Magalhães, a cerca de 160 000 anos-luz de distância. Os astrônomos pensam que esta estrela pode ter tido um passado violento, tendo sido ejetada de um sistema de estrelas duplas pela sua companheira em fase de explosão.
Mostrar 141 até 160 de 1059