Back to ESO News index

Europeu
do Sul
Notícias do ESO
10 Outubro 2012

Astrônomos descobriram uma estrutura em espiral totalmente inesperada na matéria que circunda a estrela evoluída R Sculptoris, com a ajuda do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA). Esta é a primeira vez que uma estrutura deste tipo, juntamente com uma concha esférica exterior, é encontrada em torno de uma estrela gigante vermelha. É também a primeira vez que astrônomos conseguem obter informação completa em três dimensões de uma espiral desta natureza. A estranha forma foi provavelmente criada por uma estrela companheira escondida, que orbita a gigante vermelha. Este trabalho é um dos primeiros resultados científicos do ALMA a ser publicado e sairá esta semana na revista Nature.

A nota de imprensa, imagens e vídeos estão disponíveis em:

Traduções disponíveis nas páginas doutros países: Norge, Polska, Portugal, Россия, España, Sverige, SuisseSchweizSvizzera, Україна, International English, Österreich, BelgiëBelgiqueBelgien, Chile, Česko, Danmark, Suomi, France, Deutschland, Ísland, Italia, Nederland

Atenciosamente,
ESON Brasil