Back to ESO News index

ESO News
ESO eso1301pt-br: ALMA descobre correntes de gás que formam planetas — Indícios importantes de correntes que alimentam planetas gigantes a engolir gás. Com o auxílio do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), astrônomos observaram pela primeira vez uma etapa crucial no nascimento de planetas gigantes. Enormes correntes de gás fluem através do espaço vazio no interior de um disco de material situado em ...

Ver no browser
Observatório
Europeu
do Sul
Notícias do ESO
2 Janeiro 2013

Com o auxílio do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), astrônomos observaram pela primeira vez uma etapa crucial no nascimento de planetas gigantes. Enormes correntes de gás fluem através do espaço vazio no interior de um disco de material situado em torno de uma estrela jovem. São as primeiras observações destas correntes, que se pensa serem criadas por planetas gigantes à medida que “engolem” gás e crescem. O resultado será publicado a 2 de janeiro de 2013 na revista Nature.

A nota de imprensa, imagens e vídeos estão disponíveis em:

Traduções disponíveis na página do seu país: Österreich, BelgiëBelgiqueBelgien, Chile, Česko, Danmark, France, Deutschland, Ísland, Italia, Nederland, Norge, Polska, Portugal, Россия, España, Sverige, SuisseSchweizSvizzera, Türkiye, Україна, International English

Atenciosamente,
ESON Brasil