Back to ESO News index

ESO News
ESO eso1334pt-br: Formação explosiva ou fiasco estelar? — ALMA fornece novas pistas sobre o mistério das galáxias massivas desaparecidas. Novas observações obtidas com o telescópio ALMA no Chile forneceram aos astrônomos a melhor pista até hoje sobre como é que a formação estelar vigorosa pode ejetar gás de uma galáxia, fazendo com que futuras gerações de estrelas não tenham ...

Ver no browser
Observatório
Europeu
do Sul
Notícias do ESO
24 Julho 2013

Novas observações obtidas com o telescópio ALMA no Chile forneceram aos astrônomos a melhor pista até hoje sobre como é que a formação estelar vigorosa pode ejetar gás de uma galáxia, fazendo com que futuras gerações de estrelas não tenham combustível suficiente para se formar e crescer. As imagens mostram enormes correntes de gás molecular sendo ejetadas por regiões de formação estelar na vizinha galáxia do Escultor. Estes novos resultados ajudam a explicar a estranha escassez de galáxias de massa extremamente elevada no Universo. Este estudo será publicado na revista Nature em 25 de julho de 2013.

A nota de imprensa, imagens e vídeos estão disponíveis em:

Traduções disponíveis na página do seu país: Shqipëria, Österreich, BelgiëBelgiqueBelgien, Chile, Česko, Danmark, Suomi, France, Deutschland, Ísland, Italia, Nederland, Norge, Polska, Portugal, Россия, España, Sverige, SuisseSchweizSvizzera, Türkiye, Україна, International English

Atenciosamente,
ESON Brasil