Estaremos Sozinhos?

O E-ELT fará avançar a astronomia de forma considerável. Com um diâmetro de cerca de 40 metros e utilizando o conceito de óptica adaptativa, o E-ELT liderará muitas descobertas importantes na área da astronomia.

Artist impression of the E-ELTUma das missões do E-ELT será a procura de planetas extrasolares: planetas que orbitam outras estrelas. Este estudo incluirá, não só a descoberta de planetas com massas semelhantes à da Terra, através de medidas indiretas de movimentos não esperados por parte da estrela que está a ser perturbada pelos planetas que a orbitam, mas também através de imagens diretas de planetas maiores e possivelmente da caracterização das suas atmosferas.

Além disso, o conjunto de instrumentos do E-ELT permitirá aos astró(ô)nomos investigar as primeiras fases de formação de sistemas planetários e detectar água e moléculas orgânicas em discos protoplanetários em torno de estrelas em formação. Ou seja, o E-ELT responderá a questões fundamentais relacionadas com a formação de planetas e aproximar-nos-á da resposta à pergunta: estaremos sozinhos? Para além do óbvio interesse científico, esta questão levará a um avanço extraordinário para a Humanidade.

Back            Next