Anúncio

O ESO continua a ser o observatório terrestre mais produtivo do mundo

14 de Março de 2014

Um levantamento do número de artigos científicos com arbitragem de pares publicados em 2013 e que utilizaram dados obtidos pelos telescópios e instrumentos do ESO, mostrou que o ESO continua a ser o observatório terrestre mais produtivo do mundo. Foram publicados no último ano 840 artigos sujeitos a arbitragem com dados observacionais obtidos nas infraestruturas do ESO.  O número de artigos publicados em 2013 com dados do ESO ficou ligeiramente acima do número de artigos que usaram dados do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA.

Quase 70% de todos os artigos escritos em 2013 com créditos dados ao ESO utilizaram dados obtidos com o Very Large Telescope (VLT) ou com as infraestruturas do Interferómetro do VLT. Os instrumentos do VLT mais produtivos em termos de publicações continuam a ser o FORS2 e o UVES. O X-shooter mostrou um grande aumento relativamente ao número de artigos publicados, tendo dado origem a um total de quase 170 artigos entre 2010 e 2013.

Outras infraestruturas astronómicas no Observatório de La Silla Paranal - incluindo o telescópio de rastreio VISTA no Paranal e os telescópios e respectivos instrumentos em La Silla - viram um aumento na produção de artigos científicos relativamente ao ano anterior. O HARPS continua a ser o instrumento mais produtivo em La Silla. As infraestruturas instaladas no  Observatório de La Silla obtiveram dados para mais de 270 artigos, ficando quase a par do número de artigos publicados pelos segundos mais produtivos observatórios terrestres.

O telescópio Atacama Pathfinder Experiment (APEX) operado pelo ESO no planalto do Chajnantor na região chilena do Atacama - uma colaboração entre o Instituto Max Planck de Rádio Astronomia (MPIfR, 50%), o Observatório Espacial Onsala (OSO, 23%) e o ESO (27%) - teve uma ligeira subida no número de publicações ESO desde o ano passado.

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) celebrou a sua transição de projeto em construção para observatório completamente operacional a 13 de março de 2013 com a inauguração oficial. Os artigos científicos com arbitragem que usaram dados do ALMA duplicaram desde 2012, uma vez que os resultados da fase de Ciência Preliminar estão agora a ser publicados [1].

Os métodos usados para obter todos estes números variaram segundo os diferentes observatórios, por isso os valores nem sempre podem ser comparados de modo preciso. No entanto, o ESO ultrapassa de modo significativo qualquer outro observatório terrestre pelo sétimo ano consecutivo e mantém-se mesmo ligeiramente à frente do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. Estes resultados cimentam claramente a enorme contribuição do ESO à investigação astronómica. Estas estatísticas de publicação dão-nos uma ideia da quantidade de trabalho científico que é executado com dados dos vários observatórios, no entanto não nos informam sobre o impacto desta ciência.

Estes números são publicados anualmente na Basic ESO Publication Statistics, publicada pela Biblioteca do ESO, e calculados com o auxílio da ESO Telescope Bibliography (telbib), uma base de dados que contém as publicações com arbitragem científica que usam dados do ESO [2]. O ESO desenvolve esforços consideráveis para identificar todos os artigos nestas condições e por isso está confiante que a telbib se encontra essencialmente completa.

Estão igualmente disponíveis online gráficos interativos de estatísticas selecionadas. Estes gráficos mostram o conteúdo completo da base de dados telbib, que contém entradas das publicações desde 1996 até ao presente. Estes dados são utilizados para explorar como é que evoluem os artigos científicos baseados em dados obtidos pelos instrumentos do ESO, qual é o uso dos dados de arquivo e também para determinar o número médio de autores e programas ESO por artigo.

[1] Em 2013 foram publicados um total de 65 artigos com dados do ALMA, no entanto 25 deles não envolvem tempo de observação europeu e por isso não foram incluídos na estatística. O mesmo método foi usado na contagem de artigos de outros telescópios.

[2] As revistas científicas da especialidade que são regularmente inspecionadas na procura de palavras chave relacionadas com o ESO são: A&A, A&ARv, AJ, ApJ, ApJS, AN, ARA&A, EM&P, ExA, Icarus, MNRAS, Nature, NewA, NewAR, PASJ, PASP, P&SS e Science. São adicionados novos registos aproximadamente três semanas após a sua aparição com o código final bibcode no NASA ADS Abstract Service.