Anúncio

Alistair McPherson nomeado diretor de projeto do E-ELT

27 de Março de 2012

O Conselho do ESO nomeou Alistair McPherson diretor de projeto para o European Extremely Large Telescope (E-ELT), e chefe da divisão do E-ELT, com efeitos a partir de 1 de julho de 2012.

Esta nomeação vem no seguimento do mandato bem sucedido de Alistair como diretor de projeto interino do E-ELT, quando liderou as atividades da fase delta B do projeto, culminando na definição do projeto num telescópio de 39,3 metros e a revisão de custos bem sucedida do ano passado.

Alistair tem um curriculum sólido na adjudicação e acompanhamento de grandes contratos, assim como de liderar projetos com orçamentos acima dos mil bilhões de euros. O seu cargo anterior como diretor de programas da frota de helicópteros Lynx do Reino Unido mostra que Alistair possui a experiência necessária em projetos onde a confiança e a sustentabilidade são fundamentais. Alistair tem igualmente uma experiência considerável na administração de projetos no campo astronómico, tendo liderado tanto o projeto Visible and Infrared Survey Telescope of Astronomy (VISTA) como a fase delta B do E-ELT.

O E-ELT é, até à data, o projeto mais ambicioso do ESO. Com o começo das operações planeado para o início da próxima década, o E-ELT irá impulsionar os maiores desafios científicos da nossa época, e será pioneiro em diversas áreas, incluindo a descoberta de planetas do tipo terrestre em zonas habitáveis em torno de outras estrelas, onde será possível existir vida. Este fantástico telescópio no solo de conceito revolucionário terá um espelho primário na classe de 40 metros e será o maior telescópio do mundo no óptico e infravermelho próximo: “o maior olho no céu do mundo”.