ann12025-pt — Anúncio

ESO continua a ser o observatório terrestre mais produtivo do mundo

Lado a lado com o telescópio espacial Hubble em estatística de publicações anuais

28 de Março de 2012

Os astrónomos utilizaram os dados observacionais dos telescópios e instrumentos do ESO para escrever um total de 783 artigos durante 2011, o maior número em toda a história do ESO, que continua a ser de longe o observatório terrestre mais produtivo do mundo. Nos últimos anos, o número de artigos que utilizaram observações do ESO tem sido praticamente idêntico ao número feito com observações realizadas pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, ambos crescendo rapidamente após uma pequena queda em 2009.

Só o VLT/VLTI forneceu dados para 551 artigos em 2011, um aumento de 8% desde 2010. O número total de artigos utilizando dados do VLT/VLTI ultrapassou os 4000. Artigos que utilizam dados obtidos a partir dos arquivos do ESO representam uma fração constante de 12% nos últimos anos, com um forte aumento em 2011.

Curiosamente, mesmo excluindo a contribuição do VLT/VLTI, que é o principal instrumento do ESO, os telescópios restantes no Paranal e La Silla geram anualmente números similares de artigos ao do telescópio mais produtivo na Terra, o W.M. Keck Observatory.

Olhando mais de perto os diferentes instrumentos do VLT, encontramos alguns padrões interessantes. Os instrumentos mais produtivos do VLT em termos de artigos continuam a ser o FORS2 e o UVES. Instrumentos mais novos como o HAWK-I e o X-shooter estão crescendo rapidamente. O instrumento mais produtivo em La Silla é o espectrógrafo caçador de planetas HARPS.

Estes números foram extraidos da Bibliografia dos Telescópios do ESO (telbib, http://telbib.eso.org), um banco de dados de publicações com júri de leitura que usam dados do ESO [1]. A Telbib associa artigos publicados a programas de observação que geram dados. Isto é mantido pelos bibliotecários do ESO. Uma descrição detalhada do banco de dados telbib pode ser encontrada em http://telbib.eso.org/help.html. Gráficos interativos de estatísticas selecionadas estão disponíveis em http://telbib.eso.org/telbibstats. Estes gráficos mostram todo o conteúdo do banco de dados telbib de publicações a partir de 1996 e podem ser utilizados para o desenvolvimento de artigos científicos utilizando dados dos intrumentos do ESO, do uso de dados dos arquivos e também a média de autores e programas do ESO por artigo.

Olhando mais amplamente, desde 1996, quase 12000 autores de aproximadamente 90 países publicaram mais de 8500 artigos científicos com dados do ESO.

Notas

[1] Revistas que são normalmente monitoradas pelo ESO – palavras chave relacionadas são: A&A, A&ARv, AJ, ApJ, ApJS, AN, ARA&A, EM&P, Icarus, MNRAS, Nature, NewA, NewAR, PASJ, PASP, P&SS e Science. 

Links

Contactos

Uta Grothkopf
ESO Librarian
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6280
Email: uta.grothkopf@eso.org

Lars Lindberg Christensen
Head of ESO ePOD
ESO ePOD, Garching, Germany
Tel: +49 89 3200 6761
Cellular: +49-173-3872-621
E-mail: lars@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann12025

Imagens

Número de artigos publicados usando diferentes observatórios
Número de artigos publicados usando diferentes observatórios
Número de artigos publicados usando observações feitas em instalações do ESO
Número de artigos publicados usando observações feitas em instalações do ESO