ann12033-pt — Anúncio

ESOcast 43: Vendo nítido

Especial do 50º aniversário: 3º episódio

10 de Maio de 2012

Para preparar o 50º aniversário do ESO, em Outubro de 2012, estamos a lançar oito episódios especiais do ESOcast, onde cada um é um capítulo do filme "Europa para as Estrelas - Os primeiros 50 anos de exploração do céu do Sul pelo ESO"

O terceiro episódio desta série - o ESOcast 43 - apresenta a infraestrutura principal do ESO: o Very Large Telescope (VLT). Neste episódio descobrimos a tecnologia de vanguarda que se encontra por detrás deste telescópio, o qual forneceu já aos astrónomos uma visão inigualável do Universo.

Para obter as imagens mais nítidas do céu, o VLT tem que superar dois efeitos principais que distorcem as imagens dos objetos celestes. O primeiro deve-se às deformações dos espelhos devido aos seus grandes tamanhos. Este problema é corrigido utilizando um sistema de suporte controlado por computador - óptica activa - que obriga os espelhos a manterem as formas desejadas independentemente das circunstâncias a que são sujeitos. O segundo efeito aparece devido à atmosfera terrestre, que faz com que as estrelas apareçam como manchas difusas, mesmo quando observadas com os maiores telescópios. A óptica adaptativa consiste numa correção em tempo real das distorções produzidas pela atmosfera, usando espelhos controlados por computador que se deformam centenas de vezes por segundo, contrabalançando assim os efeitos atmosféricos.

Como demonstração do seu poder, as câmaras infravermelhas do VLT, extremamente sensíveis, ajudadas pela óptica adaptativa, foram capazes de espreitar para além das espessas nuvens de poeira que tapam a nossa visão do centro da Via Láctea. As imagens tiradas ao longo de muitos anos permitiram aos astrónomos ver efectivamente as estrelas que orbitam em torno do monstruoso buraco negro que se encontra no centro da nossa galáxia. Foi inclusivamente possível detectar as emissões energéticas das nuvens de gás que caem no buraco negro.

Veja este episódio para descobrir por que é que o Very Large Telescope é o melhor olho no céu do planeta.

Mais informação

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo e dotSUB. O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD. 

Links

Veja e faça o download do ESOcast 43 neste link
Todos os nossos videocasts estão disponíveis aqui
Inscreva-se no canal da série no iTunes em HD ou SD
Assista no YouTube, Vimeo ou dotSUB
Goste de nós no Facebook ou siga-nos no Twitter para mais novidades

Sobre o anúncio

Id:ann12033

Imagens

Cena do ESOcast 43
Cena do ESOcast 43

Vídeos

ESOcast 43: Vendo nítido -- Especial do 50º aniversário: 3º episódio
ESOcast 43: Vendo nítido -- Especial do 50º aniversário: 3º episódio