Anúncio

ESOcast 47: Encontrando Vida

Especial do 50º aniversário: 7º episódio

3 de Setembro de 2012

No âmbito do 50º aniversário do ESO, em outubro de 2012, estamos a lançar oito episódios especiais do ESOcast, onde cada um é um capítulo do filme "Europa para as Estrelas - Os primeiros 50 anos de exploração do céu do Sul pelo ESO".

O ESOcast 47 — Encontrando Vida – é o sétimo episódio desta série. Nele descrevemos uma das maiores demandas dos astrónomos ao longo dos séculos: a procura de vida no Universo. E o ESO tem participado de forma muito importante nesta demanda.

O telescópio de 3,6 metros é um dos caçadores de planetas mais bem sucedidos. Graças ao espectrógrafo HARPS, os astrónomos descobriram mais de 150 planetas. Outros marcos importantes no estudo dos exoplanetas têm sido alcançados com o Very Large Telescope (VLT). Como exemplo, uma equipa de astrónomos obteve a primeira imagem de um planeta fora do Sistema Solar em 2004 (eso0428). Além disso, os astrónomos puderam analisar a atmosfera de uma Super Terra, o planeta GJ 1214b, que é 2,6 vezes maior que a Terra. Conseguiram caracterizar a atmosfera deste tipo de objetos pela primeira vez e descobriram que este planeta é provavelmente muito quente e cheio de vapor (eso1047).

O próximo desafio dos caçadores de planetas é encontrar planetas parecidos com a Terra em zonas habitáveis em torno de estrelas próximas. Esperamos que o E-ELT, quando estiver operacional, seja capaz de encontrar evidências de biosferas nestes planetas: as primeiras impressões digitais de vida fora do Sistema Solar.

Veja este episódio para descobrir mais sobre o papel do ESO na procura de vida no Universo.

Mais informações

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo e dotSUB. O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

Créditos