ann12068-pt — Anúncio

Ministra alemã da Educação e Investigação visita o Paranal

1 de Outubro de 2012

A Ministra alemã de Educação e Investigação, Annette Schavan, visitou o Observatório do  Paranal do ESO no Chile nos dias 29 e 30 de Setembro de 2012.

A Ministra e a sua delegação foram recebidos pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, o Diretor de Operações no Observatório do Paranal La Silla, Andreas Kaufer, e o Representante do ESO no Chile, Massimo Tarenghi. A delegação que acompanhou a Ministra Schavan incluía o Ministro do Estado, membros do Parlamento alemão e também representantes sénior de organizações de investigação e universidades alemãs.

Após uma breve apresentação do ESO, a Ministra Schavan fez uma visita às instalações do campo base do Paranal, incluindo a premiada Residencia Paranal, uma construção única projetada pelos arquitetos alemães Auer+Weber+Assoziierte, que oferece acomodação aos astrónomos, engenheiros, equipa de apoio e visitantes do Observatório.

A Ministra desfrutou seguidamente de um espetacular pôr-do-sol, observado a partir da plataforma do VLT do ESO, o observatório astronómico de luz visível mais avançado do mundo, antes de visitar as instalações de vanguarda localizadas no topo da montanha. O dia terminou com curtos discursos proferidos pela Ministra Schavan e por Tim de Zeeuw durante uma pequena recepção antes do jantar.

No dia seguinte, a Ministra Schavan viajou para o Cerro Armazones do ESO, local escolhido para a construção do E-ELT, o “maior olho no céu” e elemento central dos planos do ESO para atingir a nova meta de continuar a projetar, construir e operar instalações observacionais ainda mais poderosas.

O ESO é apoiado por 15 Estados Membros e é a principal organização astronómica intergovernamental do mundo. A Alemanha foi um dos principais patrocinadores das atividades do ESO nos seus primórdios, sendo um dos cinco Estados Membros fundadores e o anfitrião da Sede do ESO em Garching, Alemanha.

Contactos

Richard Hook
ESO, La Silla, Paranal, E-ELT & Survey Telescopes Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Valentina Rodríguez
ePOD Coordinator in Chile
Santiago, Chile
Tel: +562 4633123
Email: vrodrigu@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann12068

Imagens

Ministra alemã da Educação e Investigação visita o Observatório do Paranal do ESO
Ministra alemã da Educação e Investigação visita o Observatório do Paranal do ESO