Anúncio

ESOcast 48: Construíndo em Grande

Especial do 50º aniversário: 8º e último episódio

2 de Outubro de 2012

No âmbito do 50º aniversário do ESO, em outubro de 2012, estamos a lançar oito episódios especiais do ESOcast, onde cada um é um capítulo do filme "Europa para as Estrelas - Os primeiros 50 anos de exploração do céu do Sul pelo ESO".

O oitavo e último episódio desta série relata como é que o ESO - baseado na experiência que acumulou ao longo dos últimos cinquenta anos como o observatório mais poderoso da história - vai satisfazer o eterno desejo dos astrónomos: a construção de telescópios ainda maiores.

O primeiro telescópio da próxima geração de telescópios do ESO encontra-se quase terminado no Planalto do Chajnantor. O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), um projeto conjunto da Europa, América do Norte e Asia, será composto por 66 antenas de alta precisão, quando estiver completamente operacional em 2013. As antenas funcionarão juntas como se se tratassem de um único telescópio gigante. O ALMA revelará os mais pequenos detalhes do Universo frio, descobrindo o nascimento das primeiras galáxias e espreitando para dentro das nuvens de poeira e gás molecular - maternidades estelares onde novas estrelas e planetas se formam.

Enquanto o ALMA está quase completo e produz já resultados extraordinários, a jóia da coroa do ESO ainda se encontra a alguns anos de distância. O European Extremely Large Telescope (E-ELT) será o maior olho no céu do mundo inteiro. Com um espelho de 39 metros de diâmetro, o E-ELT será um gigante comparado com qualquer outro telescópio que o precedeu. O E-ELT será uma poderosa ferramenta que nos ajudará a encontrar vida noutros locais do Universo, ao procurar bioassinaturas em atmosferas de planetas do tipo da Terra, que orbitam estrelas distantes. O E-ELT será também capaz de colectar radiação emitida por objetos muito ténues e distantes, revelando-nos muito sobre a história primitiva do Universo, quando as primeiras estrelas começaram a brilhar.

Veja este episódio para descobrir mais sobre a próxima geração de telescópios do ESO, os quais ajudarão a resolver os maiores mistérios do Universo.

Mais informações

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo . O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

• Veja e faça o download do ESOcast 48 neste link