Escolha a sua língua:

ann12079-pt — Anúncio

Massimo Tarenghi homenageado pelo senado chileno

Nacionalidade por Graça Especial concedida a Representante do ESO no Chile

8 de Novembro de 2012

No dia 31 de outubro de 2012, o senado chileno votou de forma unânime a concessão da nacionalidade chilena por graça especial a Massimo Tarenghi, representante no Chile do Observatório Europeu do Sul (ESO), em reconhecimento à sua grande contribuição para o desenvolvimento da astronomia na Europa e no Chile. Esta é a primeira vez que um representante de uma organização internacional recebe esta honra.

Durante a sessão, o senador Guido Girardi destacou o trabalho feito por Tarenghi no Chile desde 1976, primeiro como astrónomo e depois como membro da equipa do ESO trabalhando na construção dos telescópios do ESO no norte do país. O senador salientou a valorosa contribuição de Tarenghi no desenvolvimento e construção do New Technology Telescope (NTT) no Observatório La Silla do ESO, do VLT no Observatório Paranal do ESO e do rádio observatório ALMA, do qual o ESO é o parceiro europeu, situado próximo de San Pedro de Atacama. Tarenghi foi diretor do Paranal e do ALMA.

O senador Juan Pablo Letelier, que submeteu a proposta em Julho, descreveu a concessão da nacionalidade chilena por graça especial a Massimo Tarenghi como uma honra tanto à pessoa como à organização que ele representa. “Receber a Nacionalidade Chilena por Graça Especial é algo que já aconteceu antes, no entanto a sua concessão a um cientista é algo muito invulgar na nossa cultura. Além disso, esta é a primeira vez que um representante de uma organização internacional recebe este reconhecimento pela sua contribuição notável ao país”, disse Letelier.

"Massimo Tarenghi desempenhou um importante e valioso papel no ESO ao longo de muitos anos e, mais recentemente, como nosso representante no Chile. Não só estamos muito contentes por ele ter recebido tal distinção, mas sentimo-nos igualmente extremamente honrados enquanto Organização, já que este acto por parte do Senado comprova bem a parceria que existe entre o ESO e nossa nação de acolhimento”, disse Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO.

Espera-se que os representantes da Câmara Chilena ratifiquem a iniciativa nos próximos dias.

Contactos

Francisco Rodriguez
Observatorio Europeu do Sul (ESO)
Santiago, Chile
Tel: +5624633019
Email: frrodrig@eso.org

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann12079

Imagens

Massimo Tarenghi recebe Nacionalidade Chilena por Graça Especial
Massimo Tarenghi recebe Nacionalidade Chilena por Graça Especial