Anúncio

ESO em IMAX 3D

29 de Novembro de 2012

O ESO tem o prazer de anunciar o início de uma nova colaboração com a companhia de produção australiana December Media e a Swinburneis 3D Productions para produzir o fime “Hidden Universe” em IMAX. Esta aventura representa uma oportunidade fantástica de mostrar os telescópios do ESO, dedicados a explorar o Universo. A equipa de produção australiana concluiu recentemente as filmagens tanto no Paranal, local de acolhimento da infraestrutura principal do ESO, o VLT, como no ALMA, uma infraestrutura astronómica internacional, patrocinada pela Europa, América do Norte e Leste da Ásia, em colaboração com a República do Chile.

Russell Scott, da Swinburne 3D Productions, está a realizar o filme de 8,6 milhões de dólares australianos, tendo estado no Paranal durante as últimas semanas. “Filmar no deserto do Atacama entre tantas infraestruturas observacionais de nível mundial tem sido uma experiência incrível”, ele disse, “este é realmente o lugar perfeito para aceitar um passeio guiado por telescópios de vanguarda."

O filme é uma produção da December Media juntamente com o Swinburne University’s Centre of Astrophysics and Supercomputing. Serão utilizados dados astronómicos obtidos com o VLT, o ALMA e também com o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para recriar estruturas celestes em 3D em ecrã gigante, como a Galáxia do Redemoinho e a Nebulosa do Caranguejo, assim como uma simulação 3D da evolução do Universo. Juntamente com cenas filmadas no Chile, estas imagens criarão uma experiência completamente imersiva em IMAX.

Estamos a fazer um filme sobre o que vê esta nova geração de telescópios”, explica o produtor Stephen Amezdroz. “O Hidden Universe revelará como nunca antes as incríveis ligações entre a nossa própria natureza e o resto do Universo e a possibilidade de vida noutros planetas – dando aos espectadores uma nova visão do cosmos”.

O Hidden Universe será lançado em 2013.