Escolha a sua língua:

ann12092-pt — Anúncio

Assessoria de Imprensa: Inscreva-se agora para assistir à inauguração do Observatório ALMA

3 de Dezembro de 2012

No dia 13 de Março de 2013 o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), o maior projeto astronómico terrestre do mundo, será inaugurado, celebrando a transição do ALMA de um projeto de construção para um observatório em pleno funcionamento e assinalando o marco de todos os sistemas principais do observatório estarem operacionais. Mais de 50 das antenas do ALMA estarão em operação e todas as 66 estarão completamente montadas. A cerimónia de inauguração terá lugar no Local de Suporte às Operações (OSF, sigla do inglês) do ALMA, a 34km de San Pedro de Atacama, no Chile. O ESO é o parceiro europeu no ALMA.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, juntamente com representantes da comunidade científica, a equipa do ALMA (atual e anterior) e os seus executivos, assim como as comunidades situadas próximo do ALMA, estarão presentes para celebrar o sucesso do projeto.

Convidamos os membros da imprensa internacional a enviarem declarações de interesse com antecedência para assistirem a este marco astronómico. A presença da imprensa será limitada, devido a restrições de segurança relacionadas com a presença de autoridades governamentais e às condições do local no Deserto do Atacama.

Como se inscrever

Escreva uma carta que explique a cobertura que você se comprometerá a fornecer e o número de pessoas que fazem parte do seu grupo.

Envie a carta até sexta-feira, 14 de dezembro de 2012, ao final do dia, para o contacto apropriado do ALMA (ver lista no final deste anúncio), de acordo com sua localização:

  • Leste asiático - Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ)
  • Europa – Observatório Europeu do Sul (ESO)
  • América do Norte – Observatório National de Rádio Astronomia (NRAO)
  • Restantes lugares (inclusivé o Chile) – Joint ALMA Observatory (JAO)


Todas as inscrições receberão uma resposta até ao final do dia 21 de dezembro de 2012, sexta-feira.

Para os membros da imprensa que forem selecionados, o ALMA organizará um dia de visita antes do evento de inauguração. Esta visita da imprensa terá lugar no dia 12 de março e consistirá de uma conversa introdutória explicando o projeto ALMA e suas capacidades, uma viajem ao Planalto Chajnantor (5000 metros acima do nível do mar, o destino final das antenas, pelas quais o ALMA observa o Universo), almoço e uma visita guiada ao Local de Suporte às Operações, a 3000 metros de altitude (onde e encontram os escritórios, laboratórios e onde se montam as antenas).

Os membros da imprensa convidados devem chegar a San Pedro de Atacama um dia antes da viagem (11 de Março) para se aclimatizarem com a altitude, de forma a poderem visitar o local a grande altitude. As pessoas devem igualmente fazer um check-up médico no local do ALMA. A menos que haja outras especificações, os participantes devem custear a sua própria viagem de ida e volta a San Pedro. O ALMA fornecerá o transporte entre San Pedro e o observatório.

Para os membros da imprensa que não puderem estar presentes no evento inaugural, o ALMA irá organizar uma conferência de imprensa online via Adobe Connect no dia 12 de Março. Será publicada outra assessoria de imprensa nas semanas que antecedem a inauguração.
Apesar da construção em curso, o  ALMA começou já as suas operações científicas com uma rede parcial de antenas, abrindo excitantes oportunidades para astrónomos e cientistas de todo o mundo. Estes avanços científicos não irão apenas produzir respostas concretas para questões específicas, mas contribuirão igualmente para a procura de conhecimento sobre a origem da humanidade e os princípios da vida.

Notas

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Euroepu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa.

A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), que é gerido, pela Associação de Universidades (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Joint ALMA Observatory (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, comissionamento e operação do ALMA.

Links

Contactos

Observatório Europeu do Sul (ESO)

Por favor inscreva-se completando nosso formulário de visita de imprensa e escrevendo que deseja assistir à inauguração do ALMA no “Objetivo da Visita”
.

Em caso de dúvidas, contacte:

Douglas Pierce-Price

Public Information Officer, European Southern Observatory

Garching bei München, Germany

Tel: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org

Valeria Foncea

Education and Public Outreach
Joint ALMA Observatory

Santiago, Chile

Tel: +56 2 467 6258

Cell: +56 9 75871963
Email: vfoncea@alma.cl

Masaaki Hiramatsu

Education and Public Outreach Officer, NAOJ Chile
National Astronomical Observatory of Japan

Tel: +81 422 34 3630

E-mail: hiramatsu.masaaki@nao.ac.jp

John Stoke 

Assistant Director - Education & Public Outreach 

National Radio Astronomy Observatory
Charlottesville, VA, USA. 

Tel: +1 434 244 6896 

Email: jstoke@nrao.edu

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann12092

Imagens

O Atacama Large Millimiter/submillimeter Array (ALMA) de noite, sob as Nuvens de Magalhães
O Atacama Large Millimiter/submillimeter Array (ALMA) de noite, sob as Nuvens de Magalhães