Anúncio

Celebrando 50 anos de permanência no Chile

Publicada brochura ESO & Chile

26 de Agosto de 2013

A nova brochura ESO & Chile comemora o quinquagésimo aniversário da permanência do ESO no Chile, descrevendo a importante relação entre o ESO - a organização astronómica europeia intergovernamental de vanguarda - e o país que acolhe os seus observatórios. Um país com algumas das melhores condições para a astronomia em todo o mundo.

Esta ligação começou em 1963 quando o Chile foi escolhido como local de instalação do primeiro observatório do ESO, tendo sido assinado um acordo entre o Chile e o ESO. A partir do momento em que se assinou este Convenio, o ESO tornou-se uma importante ponte cultural entre a Europa e o Chile.

“Esta brochura sumaria uma história de meio século de conquistas conjuntas, as atuais infraestruturas no país, o futuro anunciado pelo European Extremely Large Telescope e o modo como a cooperação entre o ESO e o Chile se processa hoje em dia”, diz Fernando Comerón, o Representante do ESO no Chile.

Ao longo do tempo, as relações entre o ESO e o Chile foram-se estreitando. O Gabinete do ESO em Santiago promove colaborações científicas com o Chile, contribuindo para a educação de futuros investigadores, e os observatórios do ESO no Chile são visitados anualmente por milhares de turistas chilenos e estudantes. A brochura apresenta sucessos passados e seus marcos, planos para o futuro, assim como as qualidades do Chile e do ESO que tornaram possível a existência da estreita relação.

“A brochura dirige-se a todos os interessados na história e na atual realidade do envolvimento do ESO no Chile, assim como no empenhamento do ESO em continuar esta iniciativa conjunta de sucesso,” diz o Dr. Comerón.

A brochura encontra-se disponível online, tanto em inglês como em espanhol.