Anúncio

Palestra em Portugal sobre o E-ELT

Dr. J no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto

9 de Outubro de 2013

O astrónomo do ESO Joe Liske (também conhecido por Dr. J, a estrela dos videocasts Hubblecast e ESOcast), irá visitar o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) no dia 15 de outubro, onde proferirá uma palestra subordinada ao tema o European Extremely Large Telescope (E-ELT).

Durante a palestra, o Dr. J dará uma antevisão do maior telescópio ótico de sempre e falará sobre a ciência e tecnologia deste megaprojeto.

O que é a energia escura? Estamos sós no Universo? Como seriam as primeiras galáxias? Estas são algumas das questões atuais mais fundamentais, que esperamos possam vir a ter resposta com o auxílio do E-ELT, já que este telescópio irá observar o cosmos mais profundamente do que qualquer outro telescópio alguma vez construído.

No final da palestra os astrónomos Carlos Martins (CAUP, Equipa Científica do Projeto E-ELT), Jason Spyromilio (ESO, Cientista do Programa E-ELT) e Suzanne Ramsay (ESO, Cientista de Instrumentos do E-ELT) juntam-se ao Dr. J para uma sessão de perguntas e respostas.

A palestra será também transmitida via streaming, por isso quem não puder estar presente, poderá igualmente assistir à palestra. Haverá ainda um sistema de chat em direto para que quem assiste em casa possa participar na sessão de perguntas e respostas.

Depois desta sessão, os participantes estão convidados para uma sessão de observação com telescópio que se realizará no jardim interno do Planetário do Porto (apenas se o tempo o permitir).

A palestra começa às 21h15 (hora de Portugal Continental), na terça-feira 15 de outubro, no auditório do CAUP/Planetário do Porto.